
A vereadora Paolla Miguel (PT) protocolou nesta segunda-feira (11/8), Dia do Estudante, projeto de lei que prevê a criação da Rede Municipal de Cursinhos Populares em Campinas. A proposta faz parte do “Protocolaço”, ação nacional coordenada pela juventude do PT que mobilizou mais de mil vereadores e vereadoras jovens em todo o país para apresentar projetos semelhantes em seus municípios.
A iniciativa se baseia na lei sancionada em março de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que regulamenta o programa do Ministério da Educação de apoio a cursinhos pré-vestibulares populares. O objetivo é fortalecer iniciativas sem fins lucrativos que oferecem aulas preparatórias para o Enem e vestibulares a estudantes de baixa renda, indígenas, quilombolas, pessoas negras e com deficiência.
A proposta pretende que a Prefeitura ofereça passe livre, material didático, apoio financeiro e uso de espaços adequados em escolas para os cursinhos populares. Atualmente, Campinas conta com diversas iniciativas voluntárias organizadas por estudantes universitários e professores que, de forma gratuita, auxiliam vestibulandos no acesso à universidade pública.
Segundo Paolla Miguel, o projeto busca dar sustentação a essas ações. “Esses espaços são fundamentais para vestibulandos de baixa renda. Nosso município já tem uma rede viva de cursinhos populares. Queremos criar um instrumento que fortaleça essas iniciativas e garanta condições para que mais jovens realizem o sonho de ingressar na universidade”, afirmou.
O “Protocolaço” foi idealizado pela vereadora Luna Zarattini (PT-SP) e tem como meta ampliar o alcance do programa federal, garantindo que ele seja incorporado nas políticas municipais. “A luta por uma educação pública de qualidade é nossa prioridade”, destacou Luna.
Agora, o projeto seguirá para análise nas comissões da Câmara Municipal de Campinas antes de ser votado em plenário.
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




