
A vereadora Mariana Conti (PSOL), de Campinas, integra a delegação brasileira que participará da Flotilha Global Sumud (GSF), na maior missão humanitária via mar coordenada da história para romper o cerco ilegal imposto por Israel a Gaza, abrir um corredor e levar alimentos e medicamentos ao povo palestino.
No próximo dia 31 de agosto, dezenas de embarcações partirão do Porto de Barcelona. No dia 4 de setembro, os barcos que partem da Espanha se encontrarão com outros vindos da Tunísia e de vários portos do mundo, reunindo ativistas de mais de 44 países, entre eles Greta Thunderb e o brasileiro Thiago Ávila, que já haviam tentado chegar a Gaza no barco Madleen, interceptado pelas forças israelenses em junho deste ano.
A iniciativa é organizada por uma ampla articulação internacional que envolve a Flotilha Sumud do Magrebe, a Coalizão da Flotilha da Liberdade, o Movimento Global para Gaza e a Sumud Nusantara.
Além da ajuda humanitária, a ação tem caráter político e denuncia o genocídio contra o povo palestino, exigindo o fim da cumplicidade internacional com o bloqueio. Paralelamente à travessia marítima, manifestações e atos de solidariedade ocorrerão em diversos países, fortalecendo o movimento global em defesa da Palestina.
Além de Mariana Conti, a delegação do MES-PSOL conta também com Gabi Tolotti, presidenta do PSOL-RS, e Nico Niquito, da Rede Emancipa. O grupo reforça o chamado por ações concretas no Brasil, como a proibição de contratos públicos com empresas que contribuem para a manutenção do cerco.
De Campinas, o PSOL também tem atuado institucionalmente. A bancada protocolou um projeto, elaborado em parceria com entidades de solidariedade à Palestina, que propõe proibir a administração pública de contratar empresas envolvidas com o genocídio. A medida, segundo Mariana Conti, é um passo dentro de uma agenda mais ampla que reivindica o rompimento das relações diplomáticas e econômicas do Brasil com Israel.
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.





[…] Vereadora de Campinas participa de flotilha internacional para romper cerco israelense a Gaza […]
[…] a sessão, haverá um bate-papo com Mariana Conti, vereadora do PSOL Campinas e integrante da missão humanitária Global Sumud Flotilla e com Jamile […]