
No Dia do Estudante (11/8), o reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, assinou a compra de um terreno de aproximadamente 44 mil metros quadrados em Barão Geraldo, Campinas, para a maior expansão do programa de moradia estudantil da história da universidade.
Localizada ao lado do atual conjunto habitacional, na Avenida Santa Isabel, a área permitirá a construção de módulos residenciais com capacidade para até 1.400 estudantes. Atualmente, o espaço, criado no fim dos anos 1980, abriga cerca de mil moradores. A aquisição custou R$ 20 milhões e foi viabilizada junto à antiga proprietária, a empresa EagleBurgmann.
Metade do terreno será destinada às novas moradias e a outra metade receberá estruturas de apoio, como áreas culturais, esportivas, administrativas e de extensão universitária. O projeto prevê também refeitório, espaços verdes, hortas comunitárias, campo de futebol e um núcleo integrado de assistência ao estudante.
“Trata-se de uma nova forma de se pensar a residência universitária. Não se trata apenas de acolhimento, mas da criação de um espaço que vai permitir a interação da universidade com a cidade. Será um grande espaço de socialização e uma celebração da diversidade”, disse o coordenador-geral da Unicamp, professor Fernando Coelho.
Representantes discentes destacaram a importância da medida para garantir permanência estudantil, inclusão e acesso à universidade. “A compra do terreno representa uma vitória na luta pela permanência estudantil, mas precisamos lembrar também que queremos a ampliação desse benefício, com a instituição de programas de moradia nos campi de Limeira e Piracicaba”, afirmou Laura Khaddour, epresentante dos estudantes no Conselho Universitário (Consu) e coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicamp. (Com informações de Tote Nunes/Jornal da Unicamp)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




