Monte Mor recebe espetáculos gratuitos de teatro no Centro Cultural Joaquinzão

WhatsApp-Image-2025-08-26-at-14.34.56.jpeg

(Foto de Guilherme Arruda – divulgação)

A cidade de Monte-Mor recebe no final de semana de 30 e 31 de agosto os espetáculos “O Passe e o Gol” (dia 30/08, em duas sessões às 15h e 17h) e “Como Um Rio” (dia 31/08, às 15h e às 17h), com entrada gratuita, no Auditório José Luiz Gomes Carneiro (R. Cap. Augusto Steffen, 57 – Jardim Planalto), no Centro Cultural Joaquinzão.

As apresentações fazem parte do projeto “Teatro na Cidade”, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, através do ProAC/ICMS, tem patrocínio das empresas Broto Legal e Urbano Alimentos e parceria com a Prefeitura de Monte-Mor. As  peças são  encenadas pela Cia Teatro do Grande Urso Navegante, de São Paulo. O projeto também doará para a biblioteca municipal da cidade 10 exemplares do livro “O Passe e o Gol”e 10 exemplares do livro “Como um Rio”.

Sinopses

Baseada no livro homônimo de Juca Kfouri, O Passe e o Gol propõe discutir o relacionamento entre irmãos, no caso irmãos gêmeos, e a rivalidade tão comum entre eles. Quem é o melhor? É aquele que passa a bola ou quem faz o gol? Isso permite refletir sobre a importância que cada um desempenha dentro do grupo e a necessidade de se contar com todos, com suas habilidades individuais, para que o projeto coletivo seja bem sucedido. A partida de futebol, momento em que os irmãos gêmeos jogam pelo mesmo time, introduz a questão tão presente no cotidiano e em cada um de nós, que é saber ganhar e saber perder. Sugere, ainda, a exploração de temas como: o respeito pelas diferenças, o respeito pelo outro, inclusão, o companheirismo e a união.

“Como Um Rio”, peça inspirada no livro Como um rio – o percurso do menino Cortez” de Silmara Rascalha Casadei, com ilustrações de Lisie De Lucca,  conta a trajetória do editor de livros José Xavier Cortez, desde o seu  nascimento, em 1936, no sertão de Seridó/RN até o ano de 2021, momento de seu falecimento. A  história apresenta o cotidiano de um menino nordestino, que foi crescendo, vivenciando aventuras e situações das mais diversas. Com persistência, nosso protagonista, nos contagia com a  coragem de todo ser humano que supera grandes desafios em seus trabalhos e estudos, sem deixar de  lado suas origens e os valores éticos que trouxe da família.

A história de José Xavier Cortez — editor, sertanejo e sonhador — não é apenas uma biografia, mas um episódio fundamental da cultura brasileira. Cortez se transformou em símbolo de resistência e  esperança, carregando consigo a força do Nordeste e a sabedoria dos que veem a educação como um  rio capaz de irrigar desertos.

SERVIÇO:

O Passe e o Gol

30/08 (sábado) – duas sessões: às 15h e às 17h

Como um Rio

31/08 (domingo) – duas sessões: às 15h e às 17h

Workshop Histórias que Nos Conectam

Domingo,  31/08 das 15h00 às 17h00, para maiores de 13 anos com inscrições pelo whatsapp 11995112557

Auditório José Luiz Gomes Carneiro –  Centro Cultural Joaquinzão

(R. Cap. Augusto Steffen, 57 – Jardim Planalto)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente