(foto vinicius loures - cam dep)
A Justiça da Itália decidiu nesta sexta-feira (1º), segundo Andréia Sadi, do g1, manter a prisão da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), detida desde o início da semana em Roma. A parlamentar está encarcerada no presídio de Rebibbia, nos arredores da capital italiana, e poderá ter a extradição solicitada pelo Brasil analisada pelas autoridades locais nos próximos meses.
Zambelli foi presa na última terça-feira (29) em um apartamento em Roma, após ser localizada pela polícia italiana com base em um alerta da Interpol. Desde o fim de maio, ela estava foragida da Justiça brasileira, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão. A sentença, proferida de forma unânime pela Primeira Turma do STF, não permite mais recursos — o processo transitou em julgado.
A condenação diz respeito à participação da deputada na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023. Segundo os registros, Zambelli deixou o Brasil poucos dias após a decisão do Supremo, passando pela Argentina e depois pela Flórida, nos Estados Unidos, antes de buscar refúgio na Itália.
De acordo com a polícia italiana, Zambelli foi cercada pelas autoridades no edifício onde estava hospedada, para evitar qualquer tentativa de fuga. Apesar de a defesa alegar que ela se entregou espontaneamente, os registros da operação indicam que a detenção ocorreu de forma ativa, ainda que sem resistência por parte da deputada. (Do 247)
(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…
Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…
(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…
Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…
(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…
(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…