Categories: Programe-se

Casa do Hip Hop recebe Mostra Margem no Centro, com batalhas de rima e grafite

(foto Carlos Bassan – pmc)

A Casa do Hip Hop de Campinas recebe neste sábado, 2 de agosto, a Mostra Margem no Centro, evento que celebra a força criativa das periferias. Com uma programação gratuita e aberta ao público das 10h às 13h, dentro do complexo da Estação Cultura, no Centro, reúne nomes do grafite e das batalhas de rima da cena local.

A mostra marca o encerramento dos cursos de slam e gravura realizado no espaço e dá visibilidade à produção artística de jovens que vivem e criam nas margens. Estão confirmadas as apresentações de Mileny, Nus, Chorão e Punka — artistas que transitam entre a poesia falada, o ativismo e a expressão urbana.

Além das performances, o público poderá acompanhar atividades de grafite e muralismo ao vivo, além de rodas de batalha, que colocam em destaque o improviso, a crítica social e a oralidade como ferramentas de resistência.

Na palestra “Graffiti como Ferramenta de Transformação Social: Arte, Juventude e Território, Chorão e Nus falarão sobre as múltiplas camadas que envolvem essa prática artística: sua dimensão histórica, sua relação com as juventudes marginalizadas, os processos de ocupação e ressignificação do espaço público e a potência do grafite como voz coletiva. A proposta é reconhecer os muros como suportes de memória, identidade e afeto, revelando a cidade como território de disputa, mas também de criação.

Em “Da Periferia para o Mundo: Poesia e Arte como Ferramenta de Acesso e Transformação”, Mileny e Punka contarão sobre suas trajetórias em campos diferentes de expressão, na poesia falada e nas artes visuais, buscando desmistificar o papel do artista na sociedade e de abrir caminhos para aqueles que desejam construir seus próprios caminhos na área. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 2/8
Horário: das 10h às 13h
Ingressos: Entrada gratuita
Local: Casa do Hip Hop – no complexo da Estação Cultura, Centro, Campinas

Cultura Carta

Recent Posts

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

10 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

12 hours ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

12 hours ago

Projeto quer a população na gestão e decisões sobre parques e áreas verdes de Campinas

Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…

13 hours ago

Bolsonarinho 01 tem plano de congelar investimentos em educação e saúde da população

(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…

16 hours ago

Casa do Sol abre as portas para a terceira edição das Hilstianas; confira a programação

(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…

17 hours ago