Categories: Programe-seVisuais

Exposição ‘Poéticas em Cruzamento’ reúne obras de 11 artistas-pesquisadores

Obra de Hélio de Lima (foto divulgação)

O espaço At Al 690, em Campinas, recebe a exposição coletiva “Poéticas em Cruzamento” a partir da próxima quinta-feira, 4 de setembro. A mostra reúne uma série de obras em várias técnicas, de pinturas a desenhos, gravuras, xilogravuras, monotipias, fotografias e livros-objetos.

Com uma diversidade de estilos, o amálgama que une os 11 artistas é o interesse comum pela pesquisa, articulando diálogos e reflexões sobre a produção artística contemporânea, especialmente as artes gráficas, fotografia e livro de artista, seus diferentes usos e desdobramentos nos mais variados suportes e conceitos.

Os trabalhos são resultado de um ciclo de atividades do grupo “Pesquisas e Projetos Gráficos: entre livros de artista, gravuras e memórias”, coordenado pela artista e professora do Instituto de Artes da Unicamp Luise Weiss. A curadoria é de Norma Mobilon, com expografia assinada por ela em parceria com Rafaela Jemmene

Criado em 2014 e certificado pelo CNPq, o grupo vem promovendo fóruns, exposições, palestras e debates sobre o papel da arte na universidade e suas conexões. Em 2024, a mostra esteve em cartaz na Graphias – Casa da Gravura, em São Paulo, e agora chega a Campinas com várias obras inéditas.

Os artistas e suas obras

Luise Weiss apresenta um conjunto de quatro pinturas de uma série que ela chama de “paisagens desconhecidas”, enquanto Walkiria Pompermayer expõe suas “paisagens inventadas” em pinturas sobre papel.

Os artistas Cleber Alexsander e Ana Paula Melo levam suas xilogravuras à exposição e Norma Mobilon exibe gravuras em metal com formas gravadas e impressas sobre campos de cor, igualmente impressos.

A natureza é o tema de Hélio de Lima, que compõe uma flora colorida em desenhos e pintura sobre acetatos sobrepostos. As cologravuras e monotipias de Flávia Fábio, por sua vez, imprimem a riqueza dos desenhos existentes na natureza, que ganham novas formas quando impressos. Lívia Diniz, com suas águas-fortes, registra uma coleção das pequenas coisas do jardim e do cotidiano, motivos de sua pesquisa.

Com um trabalho mais conceitual, em que nada é explícito, Del Pílar Sallum apresenta fotografias e livro-objeto. A fotografia também é o veículo de Rafaela Jemmene, que ocupa a cidade com performances, ações de bordar e tecer, registradas em imagens intituladas “Espécie Invasora”.

Já Luciane Kunde apresenta um livro-objeto que faz parte de sua pesquisa sobre papel artesanal usando o processo do pulp painting, no qual as cores são introduzidas na própria massa das fibras ainda na água.

A mostra fica em cartaz até 26 de setembro, com uma conversa com os artistas no dia 20, das 14h às 17h. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: abertura em 4 de setembro

Horário: 19h (4/9), com visitação até 26 de setembro, das 14h às 17h, através de agendamento pelo @609atal ou pelo e-mail ugardeinvestigacoesartisticas@gmail.com

Local: At Al 690

Endereço: Rua Antonio Lapa, 690, Cambuí, Campinas-SP

Cultura Carta

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

10 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

21 hours ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

2 days ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

2 days ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

3 days ago