Documentário sobre feminicídio terá exibição de montagem e debate

(imagem divulgação)

No próximo dia 26 de agosto (terça), às 19h, o Auditório da ADunicamp recebe o Cinema Especial com exibição gratuita do documentário, em processo de montagem “Ela Não Volta”. O longa, dirigido por Renata Sette e produzido por Rafaella Costa, pela Manjericão Filmes, reconstrói as histórias de três mulheres vítimas de feminicídio a partir dos testemunhos de seus familiares.

Mais que um relato doloroso, o filme denuncia a engrenagem silenciosa e repetitiva da violência doméstica, um padrão que, quando não identificado e interrompido, mata mulheres todos os dias no Brasil e no mundo.

A narrativa se constrói pela força da memória, trazendo fotos de arquivos pessoais e lembranças que revelam as personalidades, esperanças e sonhos interrompidos das vítimas. Ao mesmo tempo, expõe a dinâmica cruel do ciclo da violência doméstica, que descreve a escalada de controle, abuso e agressão que antecede o feminicídio. O registro afetivo das histórias devolve humanidade às mulheres, arrancando-as da frieza das estatísticas.

SINOPSE

As histórias de três mulheres vítimas do feminicídio são reconstruídas a partir dos testemunhos de seus familiares. Da convergência entre os relatos emerge e comprova-se a existência do ciclo da violência doméstica, um padrão que mata mulheres diariamente no Brasil e no mundo quando seus sinais não são reconhecidos. As famílias não conheciam o ciclo, a sociedade também não conhece. O registro dessas vidas e memórias de forma afetiva permite que vejamos as mulheres por detrás das estatísticas.

Debate

Após a sessão, haverá debate com as presenças da diretora Renata Sette e da produtora Rafaella Costa, e das convidadas Valéria Monteiro, jornalista e embaixadora do filme e Karla Bessa, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp. A mediação do debate será realizada pela professora Maria José Mesquita (IG), diretora de Comunicação da ADunicamp.

Serviço

“Ela Não Volta” (exibição do documentário em processo de montagem)
Data: 26 de agosto de 2025
Horário: 19h
Local: Auditório da ADunicamp (Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária, Campinas/SP)
Entrada gratuita

Siga o perfil do documentário: @elanaovoltadoc


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente