Café Filosófico debate os impactos da hiperconectividade na saúde mental de jovens

guilherme-polanczyk.jpg

(Guilherme Polanczyk | Foto: arquivo pessoal)

O aumento de transtornos mentais entre crianças e adolescentes tem mobilizado pais, educadores e profissionais de saúde no mundo todo. Para refletir sobre as causas e possíveis caminhos para enfrentar esse desafio, o Café Filosófico CPFL recebe, nesta quinta-feira (21), às 19h, o psiquiatra Guilherme Polanczyk para a palestra “Aceleração da comunicação nas telas: saúde mental e desigualdade”. O encontro presencial, com transmissão ao vivo pelo YouTube, integra o módulo de agosto, com curadoria de Marcelo Tas, que discute os impactos da inteligência artificial nas subjetividades, nas relações humanas e no cotidiano.

Segundo o relatório Situação Mundial da Infância 2021, quase um em cada seis meninas e meninos brasileiros de 10 a 19 anos vive com algum transtorno mental, o que aumenta a vulnerabilidade a quadros como depressão, automutilação e risco de suicídio. Oferecendo o olhar clínico de quem lida cotidianamente com essas questões, Polanczyk abordará como a hiperconectividade e a desigualdade social se combinam para impactar a saúde mental de jovens. “Não é apenas um fator que leva aos transtornos mentais, mas uma combinação de elementos que se acumulam ao longo do tempo e são influenciados por todo o ambiente, incluindo questões econômicas e sociais”, afirma.

 Sobre o palestrante

Guilherme V. Polanczyk é professor associado no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e chefe do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. É vice-presidente da International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP) e referência internacional em pesquisa e políticas públicas voltadas à saúde mental infantojuvenil. Possui formação clínica, mestrado e doutorado pela UFRGS, pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria de Londres e na Duke University (EUA), e Livre-Docência pela USP.

Ambiente inspirador de troca e aprendizado

O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e o palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.

Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão online será realizada no canal do Café no YouTube. Após a exibição ao vivo, as palestras ficam disponíveis na íntegra no canal, podendo ser assistidas ou revisitadas a qualquer momento pelo público. Além disso, uma versão editada é exibida na TV Cultura, aos domingos, às 21h. Vale destacar que os episódios transmitidos pela TV não correspondem necessariamente às gravações feitas durante a semana.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente