Biblioteca de Obras Raras da Unicamp recebe exposição do artista gráfico Gilberto Tomé

(foto divulgação)

A Biblioteca de Obras Raras (Bora) da Unicamp recebe, a partir das 11h desta quinta-feira, 28 de agosto, a exposição “Livro, Deslivro, Relivro – Grafiquezas, Grafiquices & Outras Gráficas”, do artista Gilberto Tomé, do ateliê-editora Gráficafábrica. A mostra reúne livros, cartazes e outras experimentações gráficas que unem narrativas poéticas e investigação sobre a linguagem. Às 14h, haverá uma conversa com o artista sobre seu percurso nas artes gráficas e os trabalhos expostos. A exposição integra a programação paralela da 7ª Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes e pode ser visitada até 31 de outubro, com entrada gratuita.

“Os trabalhos fazem parte de um projeto realizado em 2024, mas estarão organizados em novo arranjo e somados a produções mais recentes, garantindo certo ineditismo desta mostra”, conta Gilberto Tomé. “Em parte de minha produção, elejo os formatos do livro e do cartaz de rua como ponto de partida para exercícios gráficos que possam expressar minhas inquietações e reflexões. As possíveis intersecções entre esses formatos assumem também intenção poética.”

Além da conversa no dia da abertura, Gilberto Tomé fará uma visita guiada pela exposição no dia 25 de setembro, das 10h às 12h, e na sequência, das 14h às 16h, a oficina “Livrar histórias”, em que os participantes serão convidados a elaborar uma história relacionando palavras e imagens em diferentes modos de se construir um pequeno livro a partir de carimbos e uma única folha de papel.

Feira [SUB] e Bora

Gilberto Tomé participa da [SUB] desde a primeira edição, em 2016, com seu projeto Gráficafábrica, lembra Marcela Pacola, uma das idealizadoras da feira: “Ver a maneira como ele transita pelas artes gráficas, com a gravura, o uso de grandes formatos, papéis variados, cartazes que viram livros e vice-versa nos estimula a pensar sobre as várias possibilidades impressas nesses trabalhos e nos convida a conhecer seu universo particular e poético sobre o fazer artístico, onde imagens são gestadas, geradas e multiplicadas pela matriz de impressão”. Ela destaca também a parceria de anos com a Bora, “provocando diálogos, trocas e experimentações relevantes sobre as artes gráficas e visuais com visões de mundo de dentro e fora do meio acadêmico”.

“Ao abrir suas portas para exposições e parcerias com iniciativas independentes, como a Feira [SUB], a biblioteca amplia seu papel para além da preservação, tornando-se um agente ativo na circulação e reinvenção da produção cultural contemporânea. A exposição de Gilberto Tomé ganha potência simbólica ao habitar esse espaço, pois dialoga diretamente com o próprio conceito de livro — não apenas como objeto, mas como gesto, processo e reinvenção”, afirma Danielle Thiago Ferreira, coordenadora da biblioteca.

A 7ª edição da [SUB] está marcada para o dia 13 de setembro, das 11h às 20h, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink, no Centro de Campinas. A feira reunirá mais de 90 expositores das artes gráficas, entre eles Gilberto Tomé, que participa com os trabalhos da Graficafábrica. Todos os participantes e a agenda da programação paralela podem ser conferidos pelo link. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 28 de agosto a 31 de outubro
Horário: visitação das 9h às 17h de segunda a sexta-feira
Local: Bora – Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho – Unicamp
Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 441, Cidade Universitária, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO

28/8 – Abertura às 11h
28/8 – Conversa com o artista das 14h às 16h
25/9 – Visita guiada pelo artista das 10h às 12h
25/9 – Oficina “Livrar Histórias” das 14h às 16h  


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente