
Pressionado pelos bolsonaristas que conseguiram fazer com que o presidente dos EUA, Donald Trump, taxasse os produtos brasileiros em 50%, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), continua fazendo trapalhadas e não sabe como agir diante da ação lesa-pátria promovida por Bolsonaro e pelo filho dele, Eduardo Bolsonaro, que assumiram a paternidade da taxação dos produtos brasileiros.
Tarcísio parece mais perdido do que cachorro em dia de mudança. Após a taxação, Tarcísio tentou usar a estratégia da extrema direita de ligar Lula à taxação promovida pelo clã Bolsonaro. Diversas pessoas, incluindo parlamentares de partidos de esquerda, como as deputadas federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Talíria Petrone (PSOL-RJ), além do deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL-SP) postaram imagens de Tarcísio com um boné com o slogan de Trump: “Make America Great Again” (“Fazer os EUA grande novamente”). “Quem botou bonezinho na cabeça pra dar palanque pro trumpismo foi você e sua trupe da extrema-direita”, escreveu Talíria. (link)
Depois, Tarcísio apagou a postagem com o boné de Trump do Instagram. Na postagem antipatriótica, ele aparecia usando um boné vermelho com o slogan “MAGA” (Make America Great Again), numa atitude espantosa contra o Brasil. A retirada do conteúdo ocorreu após uma onda de críticas ao apoio do governador à decisão do ex-presidente norte-americano de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. As informações são da Isto É.
Depois Tarcísio tomou uma atitude esdrúxula ao ligar para ministros do STF para liberarem o réu Bolsonaro e deixarem ele viajar para os EUA para negociar com Trump. Bolsonaro está com o passaporte apreendido e logo deverá ser condenado e preso por tentativa de golpe de Estado. A atitude de Tarcísio causou espanto e depois ele foi até a embaixada dos EUA para conversar sobre a taxação.
Agora, em entrevista, o governador paulista aparece nervoso e inseguro ao responder aos jornalistas. Veja vídeo abaixo. No final, ele tenta se defender da sua ação no STF em favor de Bolsonaro. Para juristas, Tarcísio poderia sofrer impeachment.
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.





[…] A renovação do comando da maior entidade estudantil da América Latina ocorre em momento crítico da conjuntura do país, que vive um estremecimento sem precedentes na relação com os Estados Unidos (EUA) desde que o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados para aquele país. […]