Taxa de 50% de Trump evidencia que fascismo seduz, mas pode destruir empresas

(imagem reprodução)

‘O fascismo é fascinante, deixa a gente ignorante’. Muitos empresários foram seduzidos pelo discurso do fascismo bolsonarista porque parecida defender os interesses dos mais ricos e dos donos dos modos de produção. E realmente é assim que o fascismo age para crescer e ganhar a confiança, dando vida fácil para a parcela mais abastada e poderosa da sociedade.

Num primeiro momento seduz porque ataca de forma vil, violenta e covarde a parte menos favorecida da sociedade, promovendo uma ilusão de poder para as camadas do topo da pirâmide e também da base da pirâmide ligada aos indivíduos autoritários e de forças policiais que não suportam o padrão mínimo de civilidade.

Com os fascistas, as camadas mais ricas podem abusar da exploração dos funcionários, podem descumprir leis trabalhistas e se sentirem donos da sociedade. Assim, a ascensão dos fascistas bolsonaristas ajudou nas reformas trabalhista e previdenciária que tiraram direitos dos trabalhadores.

Quando no poder, os bolsonaristas queriam acabar com a Justiça do Trabalho, uma sedução e tanto para o sadismo das classes abastadas. Na base da pirâmide, cidadãos armados e policiais ganham liberdade para julgar por conta própria e matar indivíduos pelas ruas e periferias.

Mas o fascismo não tem limites e, quando se começa a romper o tecido social, logo também se rompem qualquer garantia legal e de direitos humanos, seja nas camadas mais baixas ou nas altas. Para se manter no poder, os fascistas podem dar golpes de Estado, destruir a democracia, insuflar uma guerra civil e, se não conseguirem, pedem ajuda para destruir o próprio país.

O fascismo bolsonarista fez os EUA taxarem o Brasil em 50%, podendo levar à falência empresas brasileiras e destruindo milhares de empregos. Tudo isso para que um ladrão de joias, segundo delação do tenente Mauro Cid, não durma na Papuda. A única coisa que importa aos fascistas são os próprios fascistas e seus interesses imediatos.

Aliás, o caso do roubo das joias presenteadas ao Estado brasileiro é a síntese do fascismo bolsonarista. Saquear e destruir o Estado em benefício próprio. Se precisar, pedem a Trump para transformar o Brasil em Gaza.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente