
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recebe até o dia 21 de setembro as inscrições de fotógrafos amadores e profissionais interessados em participar da campanha “Registros da Terra: o MST e os biomas brasileiros”, uma homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado. Serão selecionadas 120 fotografias para uma exposição que será aberta no Encontro Nacional do MST, marcado para janeiro de 2026. As fotos também comporão uma mostra on-line no site do MST e serão expostas de forma itinerante em diversas capitais onde o MST atua.
No material da campanha, o MST ressalta a importância de Salgado para o movimento: “Sua contribuição com o MST, em especial, na cobertura do Massacre de Eldorado dos Carajás, e na elaboração do livro ‘Terra’, junto com José Saramago e Chico Buarque, para a construção da Escola Nacional Florestan Fernandes é um dos mais importantes momentos de demonstração de apoio público à reforma agrária.”
O texto destaca também que a crise ambiental não tem a ver apenas com a mudança do modelo produtivo, mas passa pela “disputa ideológica em torno dos valores, símbolos e princípios que representam a relação entre os seres humanos e a natureza”.
Cada fotógrafo poderá participar com cinco fotos e, independentemente do tema, as imagens deverão mostrar a relação entre seres humanos e a natureza. As fotografias enviadas não precisam ser inéditas, mas devem ser originais, realizadas pela pessoa inscrita. Os critérios para seleção são nitidez, luz, cores, enquadramento, foco e composição, criatividade e adequação da fotografia aos cinco temas propostos. Serão selecionadas 24 imagens para cada um deles para a exposição “Registros da Terra”.
As fotos devem ser enviadas em formato JPEG ou PNG pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (11) 91619-0647 com o assunto “FOTOGRAFIA PARA A CAMPANHA” e as seguintes informações: nome completo da pessoa inscrita, títulos das fotografias e uma breve descrição histórica e temática de cada imagem enviada com, no máximo, 500 caracteres. As inscrições são gratuitas e o resultado da seleção será publicado no dia 1º de dezembro de 2025, no site do MST.
Confira os temas
MST: protegendo os biomas por meio da luta pela terra – Imagens que retratam as diversas iniciativas do MST para proteger a natureza, inclusive por meio das lutas que realiza.
Agroecologia como modelo de proteção da natureza – Imagens que retratam como a agroecologia e suas práticas que inserem as árvores nos sistemas produtivos e suas relações com os biomas, além de representações que evidenciem a agroecologia como um esforço coletivo de cuidados com os territórios, em especial, APPs, reservas legais, entre outros.
Produzir alimentos saudáveis para proteger a natureza – Imagens que retratem a produção de alimentos, com ênfase na sua relação com os biomas e, em especial, com as árvores frutíferas e nativas.
Água, bem comum de todo o povo – Imagens que retratem as iniciativas do MST ligadas à recuperação de mananciais, cursos de água e matas ciliares. Evidenciar artisticamente a relação que as famílias Sem Terra constroem com a água nos diversos biomas brasileiros.
Agronegócio, destruidor dos nossos biomas – Imagens que retratam as consequências do modelo do agronegócio sobre os biomas. Evidenciar as ações desenvolvidas por este modelo e que afetam a natureza.
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




