Haddad diz que Tarcísio é ‘candidato a vassalo’, após Trump taxar os paulistas em 50%

(foto marcelo camargo e reprodução)

Em entrevista ao Barão de Itararé, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ficou indignado com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após o governador passar o pano para o tarifaço de 50% que o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs aos paulistas e ao Brasil como um todo. De acordo com dados da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), o estado de São Paulo é o maior exportador brasileiro para os EUA e será o mais afetado. No primeiro trimestre de 2025, o estado representou 31% das vendas brasileiras aos norte-americanos

“O governador Tarcísio errou muito. Porque ou bem uma pessoa é candidata à presidente, ou é candidata a vassalo. E não há espaço no Brasil para vassalagem, desde 1822 isso acabou. O que está se pretendendo aqui? Ajoelhar diante de uma agressão unilateral sem nenhum fundamento econômico”, afirmou Haddad durante entrevista.

O termo vassalo se refere ao indivíduo que não tem altivez e se torna um serviçal. Durante o feudalismo, o vassalo recebia um feudo (terras) de um suserano (senhor) em troca de lealdade, serviço militar e pagamento de tributos. O termo também pode ser usado em um sentido para descrever qualquer pessoa que seja subordinada ou dependente de outra, seja por laços de fidelidade, obrigações ou tributação.

Veja vídeo:

Haddad chama Tarcísio de 'candidato a vassalo' e critica posição do governador sobre tarifa dos EUA

Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente