Categories: CinemaCultura

Documentário de Campinas estreia no Festival de Gramado e dá visibilidade ao povo Kariri-Xocó

(foto hidalgo romero – divulgação)

O filme “Até Onde a Vista Alcança”, uma produção do Laboratório Cisco, de Campinas, terá sua estreia no 53º Festival de Cinema de Gramado, um dos mais tradicionais e prestigiados eventos do cinema brasileiro e latino-americano.

Dirigido pelo documentarista Hidalgo Romero e pela antropóloga Alice Villela, com a participação da liderança indígena Pawanã Kariri-Xocó, o longa mergulha na complexa disputa pela terra a partir da perspectiva do povo Kariri-Xocó, do Nordeste do Brasil.

Narrando a trajetória de três gerações Kariri-Xocó, o documentário acompanha uma expedição de reconhecimento de seu território ancestral, usurpado ao longo de séculos de colonização. Munidos de câmeras, drones, cachimbo, cocares e maracas, a jornada é também um rito de retomada cultural, política e espiritual.

Os cantos tradicionais do povo Kariri-Xocó — presentes nos rituais, no trabalho e na vida cotidiana — atravessam o filme. A presença no Festival de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, não apenas destaca a produção audiovisual do interior paulista, especialmente de Campinas, como também amplifica as vozes de comunidades indígenas nordestinas, muitas vezes invisibilizadas nos circuitos culturais e políticos.

Sessões em aldeias

Após a estreia, os diretores pretendem realizar uma campanha de distribuição com impacto social, promovendo o reconhecimento das comunidades indígenas do Nordeste e reforçando sua contribuição para a preservação da Caatinga, único bioma 100% brasileiro.

Entre as ações previstas, estão exibições em aldeias da região e o estímulo ao debate sobre a restauração ambiental dos territórios demarcados — tema diretamente relacionado à pauta da demarcação de terras indígenas, que enfrenta ameaças com a chamada tese do Marco Temporal. A equipe defende a demarcação como um direito originário e ferramenta essencial de proteção ambiental.

A campanha também incluirá o fortalecimento da Escola de Língua Swbatkerá, criada em 2018, dedicada à revitalização da língua Dzubukuá, por muito tempo considerada extinta.

Os diretores

Hidalgo Romero integra o Laboratório Cisco desde 2006, atuando como produtor, diretor e roteirista com foco em meio ambiente, direitos humanos, música tradicional e movimentos sociais.

Alice Villela é antropóloga visual, doutora em Antropologia Social e mestre em Artes. Dirige e pesquisa filmes realizados em diálogo com povos indígenas.

A dupla estreou com o premiado “Acontecências” (2009), sobre os Asuriní do Xingu, selecionado para festivais como o IDFA, É Tudo Verdade e a Jornada da Bahia. Também assinam o média metragem “A Briga do Cachorro com a Onça” (2013) e os curtas “Toré” e “Na Volta do Mundo” (ambos de 2022). (Com informações de divulgação)

Cultura Carta

View Comments

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

8 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

14 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago