
A aprovação do governo Lula teve um aumento com o episódio da taxação de 50% dos produtos brasileiros por parte do presidente dos EUA, Donald Trump. A pesquisa mostrou que a aprovação presidencial subiu para 49,7%, contra 47,3% de aprovação em junho, enquanto a desaprovação caiu de 51,8% para 50,3%. Aprovação e desaprovação estão agora em empate técnico, o que mostra a recuperação do presidente.
Outro dado importante é que 60% aprovam política externa de Lula e 61,1% acham Lula mais eficaz no cenário internacional que Bolsonaro. Nesse último aspecto, o crescimento foi de 10 pontos percentuais em relação a novembro de 2023, quando apenas 51% dos brasileiros compartilhavam dessa opinião.
O brasileiro também vê como positivo pelo estreitamento de laços com os países membros do Brics. Para 28,6%, o Brasil deveria estreitar relações com outros países, como a China.
A pesquisa ouviu 2.841 pessoas de faixas de 16 a 100 anos. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A coleta foi realizada entre os dias 11 e 13 de julho.
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.



