
A insegurança laboral no serviço doméstico e a questão da idade no mundo do trabalho são os grandes temas abordados na peça “Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada”, em cartaz nos dias 2 e 3 de agosto no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas. A comédia, escrita pelos dramaturgos e roteiristas Fernando Schmidt e Christian Ibarzabal, estreou em Montevidéu em 2016 e ganhou uma versão brasileira dirigida por Odilon Wagner e protagonizada por Fabiana Karla e Tania Bondezan.
“O convite para montar essa obra veio do próprio autor Fernando Smith”, conta a atriz Tania Bondezan, que também assina a produção ao lado de Odilon Wagner. “Fernando me perguntou se eu tinha interesse em ler a peça e eventualmente montá-la. Eu morri de rir já na primeira leitura, encantei-me com a inteligência e com o humor do texto e já fui traduzindo. Então, mostrei a peça para o Odilon que também se encantou com o trabalho e se propôs a dirigi-lo”, diz a atriz.
Com humor cáustico, a peça acompanha duas cuidadoras, Glória e Lúcia, que trabalham em diferentes turnos para cuidar de Radojka, uma senhora sérvia que vive longe de sua família. Tudo funciona maravilhosamente bem até que, certa manhã, Glória descobre que Radojka morreu, após um fatídico acidente doméstico.
A comédia é baseada nos planos delirantes que as cuidadoras tramam para não perder o emprego, o que acaba resultando em situações bizarras. O desespero de perder o emprego em uma certa idade, o duplo padrão, a ganância e a impunidade que certas situações dão como desculpa para quebrar nosso sistema de crenças e valores são temas apresentados pela obra.
Sobre os autores
Fernando Schmidt é dramaturgo e roteirista de cinema e televisão. Escreveu uma dezena de peças teatrais e mais de vinte peças colaborativas, encenadas em diversos países. Em 1994, estreou seu trabalho solo “Track”. Sete personagens em busca do amor”, premiado pelo Instituto Internacional de Teatro (Unesco) como a melhor obra de um autor nacional daquele ano.
Roteirista e dramaturgo, Christian Ibarzabal fez cursos de roteiro com Fernando Schmidt no Uruguai e participou de seminários e workshops com Jorge Maestro, Pablo Culell, Carolina Aguirre e Leandro Calderone na Argentina. Desenvolveu roteiros para os programas de televisão “Sinvergüenza” (Teledoce, Uruguai), “La Culpa es de Colón” (Teledoce, Uruguai) e “Something With You” (Montecarlo, Uruguai).
Serviço
Data: 2 e 3/8
Horário: 20h (sábado) e 18h (domingo)
Local: Teatro Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas-SP
Ingressos: R$ 35,00 a R$ 140,00 à venda, à venda na bilheteria e pelo link www.sympla.com.br
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




