
Sonhos sociais, ou o entendimento dos sonhos como um fenômeno social e não apenas individual, é o tema do videocast Conexão ADunicamp com a professora Néri de Barros Almeida, docente no Departamento de História (IFCH/Unicamp). Ela fala dos sonhos sociais relacionado com a emergência climática para os jornalistas Cristina Segatto e Paulo San Martin.
O conceito de “sonho social” refere-se à ideia de que os sonhos, além de serem experiências individuais, também podem ser entendidos como manifestações de questões e temas sociais, políticos e culturais que influenciam os indivíduos e o grupo social. O “sonhar social” é um método, desenvolvido por Gordon Lawrence, que busca explorar o significado dos sonhos em um contexto grupal, utilizando a associação livre para expandir o significado e o conteúdo dos relatos dos sonhos.
Neri traz a importância de ampliar a interlocução entre experiências históricas e narrativas indígenas e aponta caminhos tanto na universidade quanto fora dela, para fortalecer essa escuta e esse diálogo, como o processo de construção de memória para tomada de ações em relação ao futuro.
A professora Neri desenvolve projeto de pesquisa ligado à História e à Comunicação Ambiental no Contexto da Emergência Climática e recentemente coordenou o projeto “Abordagens psicossociais e história de sociedade em situação de crise”, que contou com a participação de estudantes indígenas e teve como objetivo discutir como, em situações de crise, a ciência dos sonhos pode favorecer o desenvolvimento de perspectivas para o futuro.
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




