(imagem divulgação)
Mais de 60 artistas, frequentadores das atividades realizadas no Ateliê de Arte Thomaz Perina, da Fundação Síndrome de Down, terão seus trabalhos apresentados na exposição “PRISMA, cores de iluminar a vida”, que terá abertura no próximo dia 24 de junho, às 17h, na galeria que fica localizada na sede da Fundação, em Barão Geraldo (ver serviço). Inspirada nas obras de Joan Miró, Tadaskia e Yayoi Kusama, a exposição é um convite a ver o mundo com outros olhos, com o coração aberto e os sentidos despertos. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
Tendo como elemento disparador estes três artistas, as obras trazem uma leitura sensível das cores, formas e narrativas, mostrando que a arte pode atravessar fronteiras de tempo, espaço e cultura, criando encontros que alimentam o olhar e a alma.
A exposição reunirá também trabalhos resultantes da Oficina LAH (Letras, Artes e Histórias – em andamento na FSDown). A oficina é parte do projeto “Transformando Crianças através da Arte”, que leva as pessoas ao mundo das artes, letras, livros e histórias, em atividades que dialogam com os artistas do Ateliê de Arte Thomaz Perina.
Sobre o Ateliê de Artes Thomaz Perina
O Ateliê de Arte Thomaz Perina é um espaço em que crianças a partir de 7 anos, adolescentes e adultos com síndrome de Down e deficiência intelectual, convivem a fim de desenvolver seus potenciais criativos, artísticos, tal como desenvolver autonomia, autoria e pertencimento.
Por meio de diferentes técnicas e materiais, os participantes desenvolvem seus repertórios visuais, experimentam linguagens, constroem ideias e revelam, em cada obra, traços únicos de sua identidade e sensibilidade.
Sobre a Fundação Síndrome de Down (FSDown)
Criada em 1985 em Campinas-SP por um grupo de pais visionários, a Fundação Síndrome de Down (FSDown), tem como missão promover o desenvolvimento integral e a qualidade de vida de pessoas com Síndrome de Down, desde a gestação até a vida adulta. Inspirada pelo modelo social e pela Convenção da ONU, a instituição defende que cada pessoa deve construir sua identidade reconhecendo seu potencial, promovendo autonomia, independência e inclusão social. A FSDown sediada em Barão Geraldo (Campinas) e atua em diversas frentes: atenção às famílias, atenção terapêutica, apoio à educação inclusiva, atenção à vida adulta e ateliê de arte. A FSDown desenvolve programas de caráter terapêutico, educativo, laboral, lazer e social de apoio às necessidades de cada pessoa, realizando mediações em cada contexto, tendo em vista a promoção da qualidade de vida e autonomia da pessoa com síndrome de Down e deficiência intelectual.
Além de, em 2025, ter completado 40 anos de luta pela inclusão, em novembro de 2025, a FSDown realizará o congresso “Eu tenho Síndrome de Down, e daí?”, evento pioneiro que integra o IX Congresso Brasileiro de Síndrome de Down e o VII Congresso Ibero-americano de Síndrome de Down. Com a participação de delegações de 19 países da Ibero América, o encontro terá como foco a vida adulta, independência, trabalho, afetividade e a superação de desafios enfrentados pelas pessoas com Síndrome de Down. A programação inclui palestras, apresentações, workshops e oficinas para fomentar conhecimentos atualizados e fortalecer redes de apoio nas áreas de inclusão escolar, profissional e social.
Saiba Mais:
Mais informações podem ser encontradas em https://fsdown.org.br/congresso2025/
https://www.fsdown.org.br/o-que-fazemos/atelie-de-artes-thomaz-perina
Instagram:
@fsdown
SERVIÇO:
“Exposição Prisma: cores de iluminar a vida”
Mais de 60 artistas do Ateliê Thomaz Perina
Abertura dia 24 de junho às 17h
Entrada Gratuita
Aberta ao público em geral até 30 de setembro
De segunda à sexta, das 9h às 17h
Local: Galeria da FSDown (R. José Antônio Marinho, 430 – Barão Geraldo, Campinas/SP
*Os trabalhos estarão a venda e se adquiridos serão retirados após a desmontagem da exposição
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.





