Categories: Programe-se

Exposição celebra atabaques e tambores como instrumentos de identidade afro-brasileira

(reprodução instagram)

Durante décadas, tambores e atabaques foram apreendidos, criminalizados e silenciados como parte da repressão às religiões afro-brasileiras. Agora, esses instrumentos ganham o protagonismo, reconhecidos como arquivos vivos de cultura, fé e resistência.

A nova exposição do Projeto Omodé, que circula por várias cidades paulistas e pode ser visitada na Estação Cultura, em Campinas, até 7 de julho, recoloca os tambores rituais no centro da reflexão sobre o racismo religioso, a intolerância, o apagamento cultural e a importância dos povos banto na formação do Brasil.

Intitulada “Atabaque: da árvore à escassez da madeira, o couro repousa protegido perpetuado nos terreiros e tablados”, a mostra tem curadoria de Jéssica Martins e reúne painéis com informações históricas, fotos, máscaras, esculturas, ilustrações e, claro, os instrumentos, alguns vindos diretamente da África.

Provas de delito

Os tambores, segundo os organizadores da exposição, não são apenas guardiões de ritos, mas testemunhos de silenciamentos e também de insurgências. Lembram que entre os anos 1920 e 1930, mesmo com o Estado laico já garantido pela Constituição de 1891, religiões como umbanda e candomblé eram perseguidas como se fossem crimes.

Velas, imagens, indumentárias e tambores foram apreendidos pela polícia e, por quase um século, mantidos como “provas de delito” no acervo do Museu da Polícia do Rio de Janeiro. Só em 2021, após intensa mobilização do movimento “Liberte Nosso Sagrado”, 519 peças foram finalmente reconhecidas como patrimônio e transferidas ao Museu da República.

“Mais do que uma homenagem, a exposição é um convite à reflexão sobre as camadas de resistência que vibram em cada batida, em cada couro tensionado que sobreviveu ao corte, ao fogo e ao silêncio forçado”, afirmam. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: até 7/7
Horário: das 8h às 22h
Local: Estação Cultura
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

19 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

1 day ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

2 days ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

2 days ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

3 days ago