Banda campineira Forróbaile lança o primeiro álbum em show gratuito na Sala dos Toninhos

(foto reprodução – instagram)

A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o álbum autoral “Forró Novo Mundo” na quarta-feira, 9 de setembro, às 20h, na Sala dos Toninhos, dentro do complexo da Estação Cultura, em Campinas. O show tem entrada gratuita e interpretação em Libras.

Primeiro disco da banda, “Forró Novo Mundo” tem oito faixas que abordam os temas território e identidade a partir de uma perspectiva decolonial. O trabalho reúne ritmos da música popular brasileira, como baião, coco, xote e maracatu, misturados a escalas e ornamentações da música árabe e do Mediterrâneo Oriental, com referências de países como Grécia, Turquia e Síria.

A proposta também aparece na escolha dos instrumentos. Derbak, riq e bendir dividem espaço nos arranjos com sanfona, zabumba, pandeiro e triângulo. A pesquisa é conduzida pelo sanfoneiro e diretor musical Leandro Serizo, graduado em Música Popular, que investiga a presença e a origem árabe de instrumentos e ritmos incorporados à música brasileira.

O Forróbaile nasceu em em 2021 e é formado, além de Serizo, por Sofia Cruz, Thales Hashiguti, Mari Kono, Helle Simone e Pedro Rossi, artistas com experiências musicais plurais, e o álbum tem participações de artistas ligados a diferentes culturas.

O cantor sírio Nour Koeder, refugiado radicado em Campinas, participa da faixa “Alawdeh (العودة)” e a artista e pesquisadora Monaju assina “Nômade”, em parceria com Leandro Serizo. As demais composições são principalmente de Serizo e Sofia Cruz.

O Forróbaile circula há cerca de cinco anos por bailes, festas e espaços culturais da Região Metropolitana de Campinas. Os integrantes têm trajetórias diversas, em gêneros como MPB, axé, rock, música erudita e world music.

O show de lançamento na Sala dos Toninhos será a primeira apresentação pública do álbum completo e busca aproximar o público da pesquisa desenvolvida pelo grupo. As oito faixas foram gravadas no Estúdio Descoberta, em Barão Geraldo, e serão distribuídas pela Tratore. O álbum chega às plataformas digitais no fim de novembro. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 9 de setembro de 2026 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura
Endereço: Rua Francisco Teodoro, 1.050, Vila Industrial, Campinas-SP
Ingressos: entrada: gratuita
Acessibilidade: interpretação em Libras

Cultura Carta

Recent Posts

Experiência imersiva leva a uma viagem histórica e cultural pela Grande Muralha da China

(foto tati ferro - divulgação) A história, a cultura e as transformações da China ao…

3 hours ago

Mendonça precisa mostrar 37 notas emitidas em 3 dias próximos ao encontro secreto com Vorcaro

(imagem reprodução) O ministro André Mendonça, do STF, precisa explicar e mostrar as 37 notas…

23 hours ago

Curso e encontro fazem imersão na memória visual e urbana de Campinas a partir do olhar de V8

(foto centro de memória da unicamp - divulgação) Durante décadas, o fotógrafo Aristides Pedro da…

1 day ago

Grupo de Flávio Bolsonaro consegue barrar votação final da redução da jornada de trabalho

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) Sem ter segurança sobre os votos necessários para…

1 day ago

Campinas recebe espetáculo do Teatro Infantil Nacional da China inédito no Brasil

(foto ibrachina - divulgação) A principal companhia teatral da China para crianças faz uma apresentação…

1 day ago

Festival de Filmes Científicos tem sessão gratuita da Mostra Húngara em Campinas

(imagem reprodução) Festival de Filmes Científicos (FeFiCi) promove sessão gratuita em Campinas A ciência também…

2 days ago