
Campinas vai sediar, a partir deste sábado, 14 de junho, a 9ª edição da Mostra Geral do Teatro, promovida pelo Teatro de Arte e Ofício (TAO) e o grupo Os Geraldos. A programação segue até a próxima quinta-feira, 19 de junho, com espetáculos teatrais, encontros e shows de artistas que mantêm viva a relação direta com o público e com as linguagens populares. As apresentações são gratuitas, na sede do teatro, na Vila Nova.
A mostra celebra os 40 anos do TAO, completados em dezembro passado, e reúne nomes como Os Geraldos, Celso Frateschi, Ariane Porto, Velha Companhia e o cantor campineiro WD. A curadoria é de Douglas Novais e contempla a diversidade cultural que sempre ocupou o Teatro de Arte e Ofício – do teatro popular ao depoimento biográfico, do espetáculo dramático à música brasileira -, conectando diferentes gerações, linguagens e públicos.
O espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim – ou A Flor do Chico”, com texto de Cláudia Barral e direção de Gabriel Villela, abre a programação, às 20h de sábado, seguido de bate-papo com o elenco. A escolha da obra para iniciar a mostra reforça o compromisso do TAO como espaço de criação coletiva. Os Geraldos — grupo que atualmente administra o espaço — vem dando continuidade ao legado de coletivos como o grupo Rotunda, fundado por Teresa Aguiar, também uma das fundadoras do TAO. A montagem também será exibida no domingo, às 19h.
Na segunda-feira, 16 de junho, a peça em cartaz será “Cais – ou da indiferença das embarcações”, da premiada Velha Companhia. Um dos espetáculos mais aclamados do teatro brasileiro desde sua estreia, em 2012, o espetáculo coloca 12 atores e dois músicos em cena para narrar a saga de três gerações de uma família na Ilha Grande (RJ), sob o olhar poético e inusitado do velho barco Sargento Evilázio.
Épico popular sobre encontros, despedidas e memórias, “Cais” já recebeu mais de 19 indicações e prêmios, incluindo Shell, APCA, Aplauso Brasil e Qualidade Brasil. A direção e dramaturgia são assinadas por Kiko Marques.
O espetáculo “Nas Entranhas da Arte: Ariane Porto, 40 anos de carreira”, na terça-feira, 17 de junho, mistura depoimentos, momentos marcantes da vida e da obras da atriz, diretora, cineasta e gestora Ariana Porto, que tem uma trajetória entrelaçada à do TAO.
Na quarta-feira, 18 de junho, o palco recebe o ator Celso Frateschi com o solo “O Sonho Voou”. Baseado em textos de Heiner Müller, Dostoiévski, Yehuda Amichai, Shakespeare, Bertolt Brecht e Tchékhov, o espetáculo estabelece um diálogo entre sonos e realidade. Frateschi divide a cena com o contrabaixista Alexandre Rosa, que executa ao vivo a música original do espetáculo. A direção, cenário e figurino são de Sylvia Moreira.
Encerrando a programação, na quinta-feira, 19 de junho, às 20h, o cantor WD (Washington Duarte) apresenta o show “WD canta Vozes Eternas”, com a participação especial do elenco de Os Geraldos. Nascido em Campinas e com projeção crescente no cenário nacional e internacional, WD participou da 10ª temporada do The Voice Brasil, no time da cantora Iza.
Revitalização
O evento acontece em meio a uma revitalização do TAO, que segue em andamento. Entre as melhorias que estão sendo feitas, o destaque é para a modernização da estrutura, com o restauro de poltronas (herança do Theatro São Pedro), da rede elétrica, aprimoramento técnico da caixa cênica e do urdimento, além de adaptações de acessibilidade.
Fundado em 1984 e em funcionamento contínuo desde então, o Teatro de Arte e Ofício (TAO) já recebeu artistas consagrados, como Paulo Autran, Laura Cardoso e Renato Borghi. Desde 2017, é administrado pelo grupo Os Geraldos. Palco de estreias, cursos, oficinas e circulação de grupos de diversas regiões, o TAO é também reconhecido como Órgão de Utilidade Pública Municipal e Ponto de Cultura. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 14 a 19/6
Horário: 19h (domingo e segunda-feira) e 20h (sábado e de terça a quinta-feira)
Local: Teatro de Arte e Ofício
Endereço: Rua Conselheiro Antônio Prado, 529, Vila Nova, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes dos espetáculos
PROGRAMAÇÃO
14/6 (sábado), às 20h, e 15/6 (domingo), às 19h
“Cordel do Amor Sem Fim – ou A Flor do Chico”
Grupo Os Geraldos | Direção: Gabriel Villela
Com bate-papo após o espetáculo.
Classificação: 12 anos
16/6 (segunda-feira), às 19h
Espetáculo “Cais – ou da indiferença das embarcações”
Velha Companhia | Direção: Kiko Marques
Classificação: 14 anos
17/6 (terça-feira), às 20h
Nas Entranhas da Arte: Ariane Porto, 40 anos de carreira
Com Ariane Porto
Classificação: 12 anos
18/6 (quarta-feira), às 20h
Espetáculo “O Sonho Voou”
Com Celso Frateschi e Alexandre Rosa
Direção: Sylvia Moreira | Produção: Ágora Teatro
Classificação: 12 anos
19/6 (quinta-feira), às 20h
Show “WD canta Vozes Eternas”
Com participação especial do elenco de Os Geraldos
Classificação: livre
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




