O novo episódio do Conexão ADunicamp discute o ambientalismo radical dos povos. Enquanto cresce o discurso em torno da chamada “economia verde” e das soluções de mercado para a crise climática, movimentos populares em todo o Brasil constroem, por meio da articulação da Teia dos Povos, na prática, uma alternativa com base na agroecologia, na defesa dos territórios e na reconstituição dos modos de vida ancestrais.
O entrevistado do Podcast é o professor Erahsto Felício, docente do Instituto Federal da Bahia (IFBA), mestre em História e coautor do livro “Por terra e território: caminho da revolução dos povos no Brasil”, atuante na organização da Teia dos Povos e em projetos de base junto a assentamentos do MST. Nesta entrevista, Felício apresenta a proposta política e pedagógica desse ambientalismo que nasce dos territórios e se opõe frontalmente ao modelo ambiental liberal.
A conversa conta também com a participação do professor Luciano Pereira, docente da Faculdade de Educação (FE/Unicamp) e 2º vice-presidente da ADunicamp, que contribui com reflexões sobre os desafios e caminhos para quem está nas cidades, nas escolas e nas periferias e deseja se somar a esse projeto de transformação radical.
CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Estagiária: Flavia Catusso
Vinheta: Magrão Percursionista
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…