Categories: Programe-se

O risco das dietas restritivas para a saúde é tema do Café Filosófico

Sophie Deram (Foto: Kim Leek Yung – divulgação)

Nutricionista Sophie Deram aborda como a redução do que se come pode levar a uma relação disfuncional com a comida; haverá transmissão pelo YouTube

Maio, 2025 – Nesta quinta-feira (22), às 19h, o Café Filosófico CPFL discutirá o “O peso das dietas”, com a participação da nutricionista Sophie Deram, especialista em comportamento alimentar. O encontro será realizado na sede do Instituto CPFL, em Campinas, com transmissão ao vivo pelo canal do Café no YouTube.

 A palestra integra o módulo “Alimentação, corpo e saúde mental”, que durante as quintas de maio, discute como as transformações nas relações com esses temas impactam diretamente a saúde mental da população. A curadoria é da psicanalista Camila Junqueira.

Sophie Deram trará reflexões sobre os riscos das dietas restritivas que, muitas vezes, provocam um efeito contrário ao desejado: o ganho de peso. A nutricionista explicará como a restrição alimentar intensa desencadeia adaptações fisiológicas no corpo que reduzem o metabolismo, aumentam o apetite e favorecem o desenvolvimento de uma relação disfuncional com a comida. “A dificuldade em manter uma dieta não é uma questão de força de vontade, mas uma resposta natural do corpo”, explica.

O módulo, que começou em 8 de maio, já teve as palestras “Comer transtornado”, com Camila Junqueira, e “Escolhas alimentares hoje”, com o economista Valter Palmieri Jr., ambas já disponíveis no YouTube. A programação do mês será encerrada com a filósofa Maria Luisa Jimenez Jimenez, que discutirá o tema “Gordofobia”.

Sobre a palestrante

Sophie Deram é nutricionista franco-brasileira, doutora pela USP no Departamento de Endocrinologia, engenheira agrônoma, pesquisadora em Neurociência do Comportamento Alimentar, influenciadora e autora dos best-sellers “O peso das dietas”, “Os 7 pilares da saúde alimentar” e “Pare de engolir mitos”. De acordo com ela, sua missão é ajudar as pessoas a fazerem as pazes com a comida e com o próprio corpo, promovendo uma alimentação consciente e livre de culpas.

Ambiente inspirador de troca e aprendizado

O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e o palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.

Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão online será realizada no canal do Café no YouTube. Após a exibição ao vivo, as palestras ficam disponíveis na íntegra no canal, podendo ser assistidas ou revisitadas a qualquer momento pelo público. Além disso, uma versão editada é exibida na TV Cultura, aos domingos, às 19h. Vale destacar que os episódios transmitidos pela TV não correspondem necessariamente às gravações feitas durante a semana.

O Café na TV

Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube às quintas-feiras, o Café Filosófico CPFL conta com duas inserções na TV Cultura: o Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL que combina cenários itinerantes com convidados refletindo sobre diversos temas de forma interdisciplinar, além de uma versão editada do Café Filosófico, gravado nos estúdios, em Campinas. Os episódios do Café Expresso são exibidos todas as terças, às 23h, com reprises aos sábados, às 22h. Já a versão editada vai ao ar aos domingos, às 19h.

Nesta terça-feira, (20), às 23h, no episódio inédito do Café Expresso, a psicóloga Pricila Gunutzmann discute o tema “Metamorfose e emancipação”, refletindo sobre como nossa identidade, moldada pelo olhar do outro, está em constante transformação e como podemos nos libertar de estereótipos para viver de forma mais autêntica.

Já no domingo (25), na versão editada para a TV do Café Filosófico CPFL, o psiquiatra Paulo Dalgalarrondo analisa como o sofrimento mental é representado em diferentes culturas e como ele se manifesta nas sociedades digitais pós-modernas. O episódio inédito integra o módulo “Gozai por nós: a inteligência artificial entre nós”, que discute os impactos da IA na subjetividade humana.

Serviço

Café Filosófico CPFL ao vivo com Sophie Deram, nutricionista

Quando: 22 de maio, quinta-feira, às 19h

Onde: Instituto CPFL

Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP

Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h

Participação on-line: canal do Café no YouTube

Informações: institutocpfl.org.br

 

Parceiro Carta

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

18 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

19 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

19 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

19 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

21 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

21 hours ago