Estão abertas as inscrições para a 15ª edição da Mostra Curta, um dos principais festivais dedicados ao curta-metragem no interior paulista. Realizadores e estudantes de cinema de todo o Brasil podem submeter gratuitamente suas obras até o dia 27 de maio, por meio do site oficial: www.mostracurta.art.br/inscreva-se.
O festival é voltado a curtas finalizados entre janeiro de 2023 e maio de 2025, e recebe produções em cinco categorias: Panorama Nacional, Videoclipes, Videodanças & Videoartes, Curta Campinas e Infantil. Produções publicitárias, institucionais ou já exibidas em edições anteriores não serão aceitas.
Organizada por um coletivo de produtores audiovisuais da região de Campinas, desde sua criação, em 2006, a Mostra Curta se consolidou como espaço de difusão, formação e encontro entre realizadores e público, especialmente fora dos grandes centros urbanos.
Em 14 edições, o evento já exibiu mais de 1,2 mil filmes e mobilizou um público de 25 mil pessoas em sessões presenciais, virtuais e atividades paralelas. No ano passado, foram 5 mil espectadores, entre público on-line e presencial, 569 filmes inscritos, 100 obras exibidas, 23 curtas regionais selecionados e 13 atividades.
“A Mostra tem sido uma ponte necessária entre quem faz e quem assiste, especialmente no interior, onde o acesso ao curta nem sempre é fácil. Levar cinema para escolas, salas e espaços culturais é, para nós, missão de vida”, destaca Mariana Atauri, coordenadora geral do festival.
Em 2025, a organização antecipa novidades: fortalecimento da cena regional, presença de realizadores nas sessões, ações musicais e um ciclo formativo com temas atuais do universo audiovisual. “A Mostra vai surpreender e transformar”, promete Mariana. (Com informações de divulgação)
Conheça as categorias
(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…
(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…
(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…
(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…
(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…
Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…