Categories: CinemaMais

Mostra Curta abre inscrições para a 15ª edição com cinco categorias e foco no cinema nacional e regional


(foto gui galembeck – divulgação)

Estão abertas as inscrições para a 15ª edição da Mostra Curta, um dos principais festivais dedicados ao curta-metragem no interior paulista. Realizadores e estudantes de cinema de todo o Brasil podem submeter gratuitamente suas obras até o dia 27 de maio, por meio do site oficial: www.mostracurta.art.br/inscreva-se.

O festival é voltado a curtas finalizados entre janeiro de 2023 e maio de 2025, e recebe produções em cinco categorias: Panorama Nacional, Videoclipes, Videodanças & Videoartes, Curta Campinas e Infantil. Produções publicitárias, institucionais ou já exibidas em edições anteriores não serão aceitas.

Organizada por um coletivo de produtores audiovisuais da região de Campinas, desde sua criação, em 2006, a Mostra Curta se consolidou como espaço de difusão, formação e encontro entre realizadores e público, especialmente fora dos grandes centros urbanos.

Em 14 edições, o evento já exibiu mais de 1,2 mil filmes e mobilizou um público de 25 mil pessoas em sessões presenciais, virtuais e atividades paralelas. No ano passado, foram 5 mil espectadores, entre público on-line e presencial, 569 filmes inscritos, 100 obras exibidas, 23 curtas regionais selecionados e 13 atividades.

“A Mostra tem sido uma ponte necessária entre quem faz e quem assiste, especialmente no interior, onde o acesso ao curta nem sempre é fácil. Levar cinema para escolas, salas e espaços culturais é, para nós, missão de vida”, destaca Mariana Atauri, coordenadora geral do festival.

Em 2025, a organização antecipa novidades: fortalecimento da cena regional, presença de realizadores nas sessões, ações musicais e um ciclo formativo com temas atuais do universo audiovisual. “A Mostra vai surpreender e transformar”, promete Mariana. (Com informações de divulgação)

Conheça as categorias

  • Panorama Nacional – Curtas de até 25 minutos, de temática livre, produzidos em qualquer região do país.
  • Videoclipes – Obras audiovisuais de uma música, com temática livre.
  • Videodanças & Videoartes – Obras híbridas entre dança, artes visuais e audiovisual, com até 15 minutos.
  • Curta Campinas – Curtas produzidos na RMC (exceto videoclipes, videodanças e videoartes), de até 25 minutos.
  • Infantil – Curtas com temática infantojuvenil, produzidos em todo o Brasil, com até 15 minutos.
Cultura Carta

Recent Posts

Aumento de contratações de docentes temporários é tendência na Educação Básica do Brasil

(imagem ilustrativa - arquivo ag brasil) Aumento gradativo de docentes temporários confirma tendência política nas…

4 hours ago

Suicídio do operador do braço mafioso do Banco Master foi gravado por câmeras de segurança da PF

(imagem reprodução) A tentativa de suicídio do operador do braço miliciano e mafioso do Banco…

10 hours ago

Orquestra Filarmônica de Violas apresenta clássicos da música caipira e da MPB

(foto isabela borghese - divulgação) A Orquestra Filarmônica de Violas sobe ao palco do Sesc…

11 hours ago

Festival celebra heranças e vivências indígenas de hoje com documentário, oficinas, arte e culinária

(foto berilio- divulgação) Campinas recebe neste sábado, 7 de março, o Festival Vivência Indígena, realizado…

12 hours ago

Dia de luta: mulheres ocupam o Centro de Campinas contra a violência e por direitos no 8 de março

(foto Adriana Villar) Neste domingo, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as mulheres de…

12 hours ago

Financiadores de Tarcísio e Bolsonaro estão presos no centro de detenção de Guarulhos

(imagens reprodução) A Justiça Federal em São Paulo manteve nesta quarta-feira (4) a prisão do…

15 hours ago