Exposição ‘Isso é livro!?’ investiga as possibilidades poéticas e artísticas dos livros, reunindo obras de 19 artistas

(foto Sandra Lopez – divulgação)

O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) abre no dia 24 de maio (sábado) a exposição “Isso é livro!?”, que apresenta livros como possibilidade poética. A mostra, com visitação gratuita, apresenta trabalhos de 19 artistas contemporâneas que usam o livro como linguagem expandida, em diálogo com temas como memória, identidade e linguagem. A abertura será das 11h às 15h, com visita mediada às 14h pela curadora Fabiola Notari e artistas participantes.

A exposição propõe uma reflexão sobre o livro como objeto artístico, performativo e conceitual, ultrapassando sua função tradicional. Os trabalhos apresentados convidam o público a experimentar leituras táteis, visuais e sensoriais, transformando o livro em corpo poético. O título da mostra faz referência à obra “Isto não é um cachimbo” (1929), de René Magritte, e aos estudos do designer Bruno Munari sobre livros ilegíveis.

“Isso é livro!?” reúne obras de artistas como Christina Parisi, Clarissa M. Zelada, Claudia Souza, Ana Kalassa El Banat, Rosa Grizzo, Maíra Carvalho, entre outras. Cada livro apresentado desafia a noção convencional de leitura, convidando o público a pensar sobre o que é um livro e como se lê uma ausência, um gesto ou um silêncio.

Repertório Aberto

Durante a abertura da exposição coletiva também será apresentado ao público o projeto “Repertório Aberto”, que começa em maio e faz parte da celebração dos 60 anos do MACC. Com duração de 11 meses, a iniciativa propõe uma requalificação do núcleo educativo do museu, com foco no fortalecimento dos vínculos com a comunidade, no acesso à arte contemporânea e na ampliação da acessibilidade.  (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 24/5 a 19/6
Horário: abertura dia 24/5 das 11h às 15h; visitação de terça a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 11h às 15h
Local: Museu de arte Contemporânea de Campinas (MACC)
Endereço: Avenida Benjamin Constant, 1.633, Centro, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

18 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

19 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

19 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

20 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

21 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

21 hours ago