
Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para o Clipe da Quebrada, edital que seleciona artistas e produtoras audiovisuais das periferias paulistas — da capital, litoral e interior — para a produção de videoclipes autorais. Cada projeto contemplado receberá até R$ 5.000,00 para viabilizar a produção.
O Clipe da Quebrada é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), Catavento Cultural e Educacional e Poiesis Gestão Cultural. O projeto busca democratizar o acesso à cultura e fortalecer o empreendedorismo cultural nas periferias, conectando músicos a produtoras audiovisuais locais.
Podem se inscrever artistas que tenham faixas gravadas nos estúdios das Fábricas de Cultura, equipamentos culturais geridos pela Catavento e Poiesis. As produtoras interessadas em realizar os videoclipes devem se cadastrar previamente pelo e-mail [email protected]. A cada mês, um projeto será selecionado para receber o apoio financeiro.
Em 2024, o projeto foi apadrinhado por KondZilla e contemplou 20 videoclipes de artistas e bandas de São Paulo, Diadema, Iguape, Osasco, São Bernardo do Campo e Santos, abrangendo diversos gêneros musicais, como rap, rock e reggae. Os vídeos foram produzidos por 16 produtoras periféricas, dando visibilidade à produção musical das periferias e fomentando o audiovisual local. O evento de apresentação dos clipes produzidos em 2024 ocorreu no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Para mais informações e para realizar a inscrição, acesse o edital completo em amigosdaarte.org.br/editais_/edital-08-2025-clipe-da-quebrada/. (Com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




