
No próximo dia 20 de maio, às 17h, um cortejo saindo do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) rumo à sede da ADunicamp marcará a abertura da exposição “Africanidades: afirmações de nossa diversidade cultural”, que celebra quatro décadas da Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas. A exposição traz o olhar sensível e comprometido de João Zinclar (1956–2013), fotógrafo cuja trajetória se entrelaça às lutas sociais e populares do Brasil.
A cerimônia contará com a presença de duas figuras centrais na história da Lavagem: as Mães de Santo Dango e Corajaci. Pioneiras da manifestação religiosa de matriz africana que ocupou, com fé, tambor e resistência, as escadarias do principal templo do cristianismo da cidade, elas também participarão da roda de conversa após o cortejo, ao redor da fonte da ADunicamp.
Durante a abertura, também haverá intervenção religiosa e apresentação do grupo de percussão Maracatucá. Lideranças que participam do ritual da Lavagem prestarão seus depoimentos, reforçando a dimensão política e espiritual da atividade.
Mais que um evento cultural, a Lavagem das Escadarias da Catedral é uma expressão viva de insurgência negra, um gesto de enfrentamento à intolerância religiosa e ao racismo estrutural. Realizada desde 1985, sempre no Sábado de Aleluia, a cerimônia é conduzida por terreiros de Candomblé e Umbanda que, ao som dos atabaques e em cortejo pela Rua 13 de Maio, reivindicam o direito à fé e à presença nos espaços públicos, tradicionalmente negados à população negra.
A exposição, organizada em 2023 pelo Coletivo do Acervo João Zinclar com apoio da ADunicamp, já ocupou as ruas durante a Lavagem em abril daquele ano.
Agora, retorna com força renovada trazendo 22 estandartes com imagens da manifestação dispostos nas ruas entre o AEL e a ADunicamp, além de comporem as instalações internas e externas desses dois espaços.
A exposição “Africanidades: afirmações de nossa diversidade cultural” fica aberta à visitação pública até o dia 30 de maio. (Da ADunicamp)
Serviço | Exposição “Africanidades: afirmações de nossa diversidade cultural”
Data: 20/05 (terça-feira), abertura com cortejo saindo do AEL (Rua Cláudio Abramo, 377) em direção da ADunicamp (Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária, Campinas/SP).
Evento gratuito e aberto a toda comunidade.
Horário: 17h
De 20 a 30/05, aberta para visitação
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




