(foto maressa andrioli – divulgação)
Diante das transformações políticas e culturais das últimas décadas, quais conceitos definem o masculino? Na próxima terça-feira (29), às 19h, o Café Filosófico CPFL recebe a psicanalista Maria Homem para uma palestra especial em torno desta questão baseada no livro “Coisa de Menino? Uma conversa sobre masculinidade, sexualidade, misoginia e paternidade”, escrito em parceria com o também psicanalista Contardo Calligaris. O encontro será no Instituto CPFL, em Campinas (SP), com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo YouTube.
O livro, lançado pela editora Papirus após o falecimento de Calligaris, em 2021, aprofunda reflexões iniciadas na obra anterior dos autores, “Coisa de Menina?”, em que abordaram questões ligadas ao feminino. Agora, em “Coisa de Menino?”, o foco se volta à construção do masculino, abordando temas como o corpo, as expectativas maternas, fantasias de heroísmo e os impactos das mudanças culturais e sociais na identidade dos homens.
Durante a palestra, Maria Homem, pesquisadora do Núcleo Diversitas da FFLCH-USP e professora da FAAP, irá explorar como os modelos tradicionais de masculinidade estão sendo desafiados e ressignificados diante das transformações contemporâneas nas relações de gênero, com uma reflexão crítica e necessária sobre o papel do homem na sociedade atual. (Com informações de divulgação)
Serviço
Quando: 29/4 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Instituto CPFL
Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, Chácara Primavera, Campinas-SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…