‘O Despertar de Aiyra’, fábula sobre resistência indígena, encerra mostra de curtas com bate-papo com a diretora

(imagem divulgação)

O Teatro do Sesi Campinas Amoreiras encerra sua mostra de curtas-metragens brasileiros nesta quarta-feira (30), às 20h, com a exibição gratuita de “O Despertar de Aiyra”, uma animação de 18 minutos que mergulha na cosmovisão do povo indígena Dessana, da Amazônia, e propõe uma reflexão sobre ancestralidade, preservação da floresta e resistência cultural.

A exibição será seguida de um debate com a diretora, Duda Rodrigues, que também atua como produtora executiva no mercado audiovisual, na gestão de projetos e tem no currículo colaborações com a Amazon e Hasbro, além da produção de três curtas de animação.

“O Despertar de Ayra” convida o público a refletir sobre a importância da proteção das culturas originárias brasileiras e suas tradições espirituais, em um tempo marcado por desafios ambientais e sociais. Enquanto a comunidade Desana celebra rituais e luta para preservar suas tradições, as sombras dos colonizadores persistem. 

O curta acompanha a trajetória de uma jovem índia que foge dos invasores que ameaçam sua comunidade. Orientada por sua avó e as histórias sagradas, Aiyra fortalece a conexão entre seu povo e a natureza. Com traços delicados e narrativa sensível, o curta é, ao mesmo tempo, uma denúncia, um manifesto e uma homenagem à força ancestral dos povos indígenas. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 30/4 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesi Campinas Amoreiras
Endereço: Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com reservas de ingressos pelo site

Cultura Carta

Recent Posts

Mulheres protestam em todo Brasil contra o feminicídio e a violência do machismo

(foto marcelo camargo ag brasil) Mulheres de diversas cidades brasileiras saíram às ruas neste domingo…

14 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe a comédia ‘Boa Sorte, Leo Grande’ com Emma Thompson

(imagem reprodução - divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no…

2 days ago

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

3 days ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

3 days ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

3 days ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

3 days ago