Categories: Geral

Bolsonarismo criou o patriota de araque: defende outra nação e aprova que os brasileiros sejam escorraçados

(imagens reprodução divulgação)

O governo Bolsonaro, durante 4 anos, foi um desastre completo em todas as áreas. Mas a extrema direita brasileira consegue votos pela bizarrice e fake news, assim como outros extremistas pelo mundo afora. É uma receita que mistura o ‘voto tiririca’ (desilusão com a política) com fantasmas do comunismo.

A bizarrice é tamanha que eles conseguiram produzir o Patriota Vira-Lata ou o Patriota de boné Vermelho.

A expressão “complexo de vira-lata” foi popularizada pelo escritor brasileiro Nelson Rodrigues para expressar um sentimento de inferioridade por parte de brasileiros em relação a outros países, especialmente os desenvolvidos. Quem sofre desse complexo tende a acreditar que o Brasil, sua cultura, seu povo e suas realizações são inferiores aos de outras nações. Isso se manifesta em um pessimismo em relação ao próprio país, que é visto como incapaz de alcançar o sucesso ou a relevância no cenário internacional. (Link)

A extrema direita apela ao viralatismo, seja batendo continência para a bandeira de outro país, seja usando boné de um grupo político de um país que expulsa os brasileiros. Eles também aprovam as medidas do governo dos EUA de algemar e deportar famílias de trabalhadores brasileiros que foram tentar a vida na América do Norte.

Dizem que nossa bandeira jamais será vermelha, mas vestem o boné vermelho de outro país, mostrando subserviência total. Um viralatismo inacreditável.

É por isso que a extrema direita brasileira só sobrevive com fake news. É uma casca de ilusão, uma papel sem nada escrito que se aproveitou de um momento de demonização da política por parte da mídia tradicional e da expansão das redes sociais.

A sobrevivência da extrema direita e do pensamento fascista no Brasil só sobrevive com a impunidade de crimes cometidos nas redes sociais.

Mas o Brasil deve ser de todos os brasileiros, e também dos imigrantes que construíram suas vidas por aqui.

Carta Campinas

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

5 minutes ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

2 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

5 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

5 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

6 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago