Categories: Geral

Ministra da Cultura anuncia obras emergenciais em visita à histórica Igreja de São Francisco de Assis

(fotos: maiara cerqueira/divulgação)

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, visitou nesta quinta-feira (6), em Salvador, a Igreja de São Francisco de Assis, onde parte do forro desabou na quarta-feira (5), causando a morte da turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, e deixando outras cinco pessoas feridas.

Acompanhada do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, e de frades da Ordem Primeira de São Francisco, responsável pela gestão e manutenção, anunciou obras emergenciais. “Eu, como soteropolitana, tenho o sentimento pelo que aconteceu nessa igreja, que é tão importante para o nosso patrimônio. E nós vamos reconstruir”, afirmou.

Nesta quinta, ela falou por telefone com o pai de Giulia. “A primeira coisa de tudo é prestar solidariedade à família, afinal de contas é a dor pela perda de uma pessoa”, dissse.

Obras

Uma dispensa de licitação para o início das obras emergenciais do templo deve ser publicada no começo da próxima semana. Na tarde desta quinta-feira (6), uma equipe do Iphan de Brasília chegou à capital baiana para fazer o mapeamento da extensão do desabamento, processo que envolve um “scanner” da construção e a memória dos danos. MinC e Iphan também aguardam a conclusão do inquérito que apura o caso.

Na próxima semana, terá início em Salvador uma ação para autuar e interditar imóveis que estejam em situação semelhante à da igreja, com um plano integrado de fiscalização, especialmente em monumentos, museus, teatros e igrejas.

“Iremos eleger bens onde estejam detectados médio ou alto risco, e junto com as defesas civis, prefeituras e governos estaduais, poderemos intervir nesses imóveis, nesses espaços públicos. O que estiver em condição de risco, vamos orientar a interdição e o tratamento”, explicou o presidente do Iphan, Leandro Grass.

Igreja de Ouro

Localizada no Centro Histórico da capital baiana, a Igreja de São Francisco de Assis foi construída entre os séculos 17 e 18 em estilo barroco colonial. O teto é ornamentado com ouro e pinturas religiosas, por isso, é chamada também de “Igreja de Ouro”.

Se destacam ainda as talhas de madeira moldadas em ouro em pó e os painéis de azulejos portugueses – a Igreja e o Convento de São Francisco são considerados uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo.

Patrimônio da história e das artes nacionais, a igreja é ainda reconhecida como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

6 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

12 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

22 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago