Categories: CinemaCultura

Longa brasileiro ‘O Último Azul’, com Rodrigo Santoro, vence o Urso de Prata do Festival de Berlim 2025

O longa metragem O Último Azul, do cineasta brasileiro Gabriel Mascaro, recebeu o Urso de Prata, segundo maior prêmio do Festival de Berlim, neste sábado (22). Na história distópica sobre envelhecimento ambientada na Amazônia, Tereza busca realizar seu último desejo antes de ser exilada para uma colônia habitacional.

O filme é uma coprodução entre Brasil, México, Chile e Holanda. O elenco conta com nomes como Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás, Adanilo, Rosa Malagueta, Clarissa Pinheiro e Dimas Mendonça. Rodrigo Santoro usou as redes sociais para falar da vitória. “Vale a pena acreditar no cinema brasileiro”, disse. Ele utilizou as redes sociais para publicar uma comemoração do reconhecimento do cinema nacional

Urso de Ouro (em alemão: Goldener Bär) é o prêmio de maior prestígio do Festival de Berlim e um dos mais importantes prêmios de cinema do mundo. É entregue desde o ano de 1951 para a melhor obra do ano, escolhida pelo júri internacional. Desde 2007 também é entregue para a melhor curta-metragem do ano. A estatueta foi criada pela artista Renée Sintenis.

O Brasil ganhou seu primeiro troféu em 1998, com Central do Brasil, de Walter Salles. Na ocasião, Fernanda Montenegro também foi agraciada com o prêmio de melhor atriz. Em 2008, depois de dividir a crítica o filme considerado fascista, Tropa de Elite (2007), trouxe novamente a estatueta para o Brasil.

Já o Urso de Ouro, prêmio principal do 75º Festival de Berlim, foi para o drama norueguês Dreams (Sex Love), do diretor Dag Johan Haugerud. A trama fala sobre o despertar sexual de uma jovem mulher.

Em ‘O Último Azul, o Brasil é um país quase distópico, onde o governo transfere idosos para uma colônia habitacional obrigatória a fim de “desfrutar” de seus últimos anos, Tereza, uma mulher de 77 anos, recebe a ordem para o exílio compulsório. Antes de partir, ela embarca em uma jornada pelos rios da Amazônia para realizar um último desejo que pode mudar seu destino para sempre. (com informações de agência brasil e wikipedia)

Cultura Carta

Recent Posts

‘Cocais’ reúne canções autorais inspiradas nas paisagens e culturas brasileiras

(foto anna dias - divulgação) O espetáculo musical “Cocais”, apresentado por Ana Person e Wagner…

16 hours ago

Investigação sobre Vini Oliveira ganha novos capítulos com operação e divulgação de vídeo

(foto reprodução TV Record) Operação realizada pelo Ministério Público de São Paulo e pela Polícia…

17 hours ago

Governo Lula e Banco Central devem lançar a bandeira PIX em resposta aos EUA

(imagem chatgpt) O Banco Central do Brasil e o Governo Lula (PT) deveriam avançar nas…

17 hours ago

Brasil busca novos parceiros comerciais para escapar do Tariflávio dos EUA

(imagem divulgação) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (3), que o…

19 hours ago

Ato contra devastação e expansão urbana reúne entidades e moradores de Campinas

(foto verônica guimarães - divulgação) Parte da programação da Semana do Meio Ambiente, manifestação que…

1 day ago

Avança no Senado projeto da extrema direita que transforma pedófilo em papai

(imagem reprodução câmara federal) Uma proposta asquerosa da extrema direita, relatada por Damares Alves (PL),…

2 days ago