Categories: CulturaTeatro

‘Ficções’, premiado monólogo com Vera Holtz inspirado no livro ‘Sapiens’, faz curta temporada no Castro Mendes

(foto: ale catan/divulgação)

Depois de passar por 25 cidades, o premiado monólogo “Ficções”, estrelado por Vera Holtz, chega a Campinas para três apresentações, de sexta-feira a domingo (21 a 23), no Teatro Municipal José de Castro Mendes. O espetáculo é inspirado no livro “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, do professor e filósofo Yuval Noah Harari, e foi idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima, escrito e encenado por Rodrigo Portella.

Publicado em 2014 e com mais de 23 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, o livro de Harari afirma que o grande diferencial do homem em relação a outras espécies é sua capacidade de inventar, criar ficções, de imaginar coisas coletivamente e, com isso, tornar possível a cooperação entre as pessoas – o que envolve praticamente tudo, do conceito de nação a leis, religiões, sistemas políticos e empresas. Mas, apesar de sermos mais poderosos que nossos ancestrais, não somos mais felizes. Partindo dessa premissa, o livro indaga: estamos usando nossa característica mais singular para construir ficções que nos proporcionem, coletivamente, uma vida melhor?

“É um livro que permite uma centena de reflexões a partir do momento em que nos pensamos como espécie e que, obviamente, dialoga com todo mundo. Acho que esse é o principal mérito da obra dele”, diz Lima, que comprou os direitos para adaptar o livro para o teatro em 2019.

Instigado pelas questões trazidas pela obra e pela analogia com as artes cênicas – por sua capacidade de criar mundos e narrativas – o encenador Rodrigo Portella criou um jogo teatral em que a todo momento o espectador é lembrado sobre a ficção ali encenada.

“Um dos principais objetivos é explorar o sentido de ficção em diversas direções, conectando as realidades criadas pela humanidade com o próprio acontecimento teatral”, resume. “Quis ir por um caminho onde o espectador é convidado, provocado a construir essa peça com a gente. É uma espécie de jam session. É uma performance em construção, tem uma coisa meio in progress”, descreve.

Vera Holtz se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo, canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca com o cenário, instiga a plateia, interage com o músico Federico Puppi – autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco. Em outros momentos, encarna a narradora, às vezes é a própria atriz falando.

“Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, destaca Vera. “O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada”, diz. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 21 a 23/2
Horário: 20h (sexta-feira e sábado) e 18h (domingo)
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas-SP
Ingressos: de R$ 45,00 a R$ 160,00 à venda pelo link

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

9 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

15 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago