A tragédia econômica do governo de extrema direita de Javier Milei, apregoada como modelo de receituário ideal pela mídia brasileira, está fazendo os argentinos fugirem para o Chile para fazer compras e até virem trabalhar no Brasil. Dois vídeos mostram a situação calamitosa promovida pelo neoliberalismo.
O primeiro vídeo, em inglês, mostra a fila de carros na fronteira em busca de produtos mais baratos no Chile. E o segundo mostra um casal de argentinos que vieram trabalhar no Brasil para viver melhor e aproveitar a praia.
Este segundo vídeo é do Canal 5 Notícias (mais conhecido como C5N) é um canal de televisão por assinatura argentino. Foi fundada em 2007 pelo empresário e jornalista Daniel Hadad e foi operada por meio de seu conglomerado de negócios do Grupo Infobae. Desde março de 2019, é o canal de notícias mais assistido da Argentina, superando seu principal concorrente TN. Atualmente, ele é líder em canais de notícias na Argentina.
Os argentinos também estão fazendo compras em cidades brasileiras e em Foz do Iguaçu, principalmente nos supermercados, mas a política neoliberal de Milei também está levando os argentinos para lojas de outros produtos em busca de roupas e sapatos. Até produtos típicos da Argentina estão sendo comprados no Brasil.