Categories: EducaçãoGeral

USP está entre as 100 melhores do mundo em cinco áreas; Unicamp ocupa 2ª posição geral entre brasileiras

Praça do Relógio, na USP (foto: marcos santos/usp imagens)

A Universidade de São Paulo (USP) está entre as 200 melhores universidades do mundo, segundo o ranking geral do “THE World University Rankings by Subject 2025”, que classifica as instituições de ensino superior de acordo com as áreas de conhecimento. Em cinco das 11 áreas avaliadas, a USP ficou entre as 100 com maior pontuação. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem duas áreas entre as 150 melhores do mundo e é a segunda melhor entre as brasileiras.

Na USP, os destaques foram as áreas de Direito, Educação, Medicina e Saúde, Artes e Humanidades, e Ciências Sociais. As melhores colocações da Unicamp foram em Artes e Humanidades, e Educação, seguidas por Ciências da Vida, Medicina e Saúde, e Ciências Sociais (veja abaixo).

Nesta edição, foram avaliadas 2.092 universidades de 115 países, 61 do Brasil, cinco a mais do que 2024. A classificação, divulgada nesta quarta-feira (22) pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), considera 18 indicadores agrupados em cinco tópicos: qualidade do ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e relação com a indústria.

A Universidade de Oxford, do Reino Unido, manteve o primeiro lugar global pelo nono ano consecutivo, o período mais longo na história do ranking, superando os oito anos de Harvard, dos Estados Unidos (EUA), de 2003 a 2011. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) é agora a universidade mais bem classificada dos EUA, na segunda posição geral, seu melhor desempenho.

Stanford, também dos EUA, caiu do segundo para o sexto lugar, sua posição mais baixa desde 2010, enquanto Harvard passou do quarto para o terceiro lugar, e a Universidade de Princeton do sexto para o quarto.

As 10 melhores universidades brasileiras
no ranking e sua classificação no THE

– Universidade de São Paulo (USP) – 199
– Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 351-400
– Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 601-800
– Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – 601-800
– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) – 601-800
– Universidade Estadual Paulista (Unep) – 801-1.000
– Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – 801-1.000
– Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) – 1.001-1.200
– Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 1.001-1.200
10ª – Universidade Federal de Lavras – 1201-1500 (Ufla) – 1.201-1.500

Áreas do conhecimento com maior
pontuação na USP e Unicamp

USP
Direito: 58ª posição
Educação: 67ª posição
Medicina e Saúde: 86ª posição
Artes e Humanidades: 98ª posição
Ciências Sociais: 97ª posição

UNICAMP
Artes e Humanidades: entre 126ª-150ª posições
Educação: entre 126ª-150ª posições
Ciências da Vida: entre 201ª-250ª posições
Medicina e Saúde: entre 251ª-300ª posições
Ciências Sociais: entre 251ª-300ª posições

As cinco melhores do mundo

– Universidade de Oxford – Reino Unido
– Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – EUA
– Universidade de Harvard – EUA
– Universidade de Princeton – EUA
– Universidade de Cambridge – Reino Unido

Carta Campinas

View Comments

Recent Posts

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

2 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

3 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

4 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

4 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

4 hours ago

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

19 hours ago