Ciclo de cinema terá exibições gratuitas de filmes de Godard, Spike Lee, Jacques Demy e Karim Aïnouz

(foto: divulgação)

O filme “O Desprezo”, dirigido por Jean-Luc Godard, será exibido nesta terça-feira (7), às 19h, no teatro do Sesc Campinas. A exibição faz parte do primeiro ciclo de cinema do ano promovido pelo espaço, que terá ainda na programação “Faça a Coisa Certa”, de Spike Lee”, no dia 14; “Duas Garotas Românticas”, de Jacques Demy, no dia 21, e “Motel Destino, de Karim Aïnouz, no dia 28 deste mês. As sessões têm entrada gratuita.

Coprodução franco-italiana de 1963, o primeiro filme da agenda é inspirado no romance “Il Disprezzo”, do escritor Alberto Moravia, e tem Brigitte Bardott como protagonista, além de uma participação especial do cineasta alemão Fritz Lang. O longa é considerado um dos principais filmes de Godard e da nouvelle vague, e conta a história do rompimento de um casal após uma série de mal-entendidos enquanto participam da rodagem de um filme na Itália.

“Faça a Coisa Certa” (1989, EUA) mostra as tensões provocadas no dia mais quente do ano no Brooklin, em Nova York, quando um ativista resolve contestar o fato de uma pizzaria do bairro não ter fotos de negros em sua “parede da fama”. A tentativa de boicote ao estabelcimento gera um efeito dominó, que acaba em violência e tragédia. No elenco, além de Spike Lee, estão Danny Aiello e John Turturro.

Com direção de Jacques Demy, “Duas Garotas Românticas”, o terceiro longa do ciclo, segue a trajetória de duas irmãs gêmas que dão aulas de dança e música e sonham em viajar para Paris. Quando uma trupe passa pela cidade, elas aproveitam a oportunidade para colocar o pé na estrada. O musical foi rodado em 1966.

A produção brasileira “Motel Destino”, de 2024, encerra a programação de cinema do Sesc em janeiro. Dirigido por Karim Aïnouz, com Iago Xavier, Nataly Rocha e Fábio Assunção no elenco, o filme foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, onde estreou sob aplausos de 12 minutos.

Rodado no litoral do Ceará, com inspirações nos cinemas noir e erótico, o filme discute questões como as desigualdades sociais e o patriarcado, quando os destinos de um jovem em fuga e de uma mulher que vive um relacionamento abusivo se cruzam em um motel de beira de estrada. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 7/1, 14/1, 21/1 e 28/1
Horário: 19h
Local: teatro do Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita com retirada de ingressos na Loja Sesc a partir de duas horas antes da sessão