Vereadora Guida Calixto em frente à delegacia (foto: reprodução/instagram)
As vereadoras de Campinas Paolla Miguel e Guida Calixto, do PT, voltaram a ser alvos de nova ameaça de morte e racismo na manhã desta quarta-feira (18). As mensagens foram enviadas para o e-mail oficial das parlamentares e em um canal de comunicação pessoal da vereadora Paolla. Além dos ataques, o agressor exigia que elas renunciassem aos seus mandatos – Paolla e Guida foram reeleitas.
Em maio, outra mensagem com caráter racista e supremacista foi enviada para Paolla, Guida e demais parlamentares negros da Câmara Municipal de Campinas. “Mais uma ação de violência política de gênero, com recorte racista e que tenta silenciar nossas atuações. Não recuaremos em nosso mandato”, afirmou Guida em suas redes sociais.
As duas registraram boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia. Em carta aberta na internet, informaram que também acionarão a presidência da Câmara Municipal e outros órgãos públicos pedindo medidas de proteção. O autor da mensagem teria sido identificado, mas sua identidade não foi divulgada.
“Essa onda de ataques direcionados a parlamentares mulheres, negras e negros e LGBTs se perpetua no anonimato e na falta de resposta das autoridades. Não iremos nos acovardar, não renunciaremos, muito menos nos subjugaremos diante de um criminoso covarde”, disseram no texto.
Em nota, o PT Campinas repudiou os ataques (leia abaixo). Em suas redes sociais, a vereadora reeleita Mariana Conti (PSOL) manifestou solidariedade.
Nota de Repúdio por Ameaças Racistas
O Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras manifesta o mais veemente repúdio a qualquer forma de racismo, discriminação e violência, em especial às ameaças racistas recentemente feitas contra nossas vereadoras Guida Calixto e Paolla Miguel. Não podemos permitir que atitudes de ódio e intolerância, que perpetuam o racismo estrutural em nossa sociedade, sejam toleradas.
As ameaças racistas, além de ultrajantes e inaceitáveis, demonstram a persistência de uma mentalidade que insiste em marginalizar e desumanizar aqueles que são alvo de preconceito racial. O racismo não pode ser minimizado ou silenciado, e deve ser combatido em todas as suas formas e manifestações.
Expressamos nossa solidariedade incondicional a Guida e Paolla e a todas as vítimas de racismo, e nos comprometemos a trabalhar incansavelmente pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Exigimos das autoridades competentes a apuração rigorosa dos fatos e que os responsáveis por tais atos sejam devidamente punidos, conforme a lei.
Reafirmamos, assim, o nosso compromisso com a luta antirracista, a defesa dos direitos humanos e a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para todos. O racismo não tem lugar em nossa sociedade, e é responsabilidade de todos nós erradicá-lo.
Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores