Categories: Ideias e Prosas

Sobre o livro ‘Enamoramento e Amor’, de Francesco Alberoni

(foto: asad photos – pxl)

Resumo do livro ‘Enamoramento e Amor’, de Francesco Alberoni

.Por Flavio Luiz Sartori.

O que é o namoro? É o estado nascente de um movimento coletivo a dois. O namoro não é um fenômeno quotidiano, uma sublimação da sexualidade ou um capricho da imaginação. Tampouco é um fenômeno único e profundo, divino ou enigmático. É um fenômeno que pode ser colocado nos movimentos coletivos.

Porém não pode ser confundido com outros movimentos coletivos como a reforma protestante, o movimento estudantil, o movimento feminista ou os movimentos messiânicos. Apesar de haver um parentesco entre os grandes movimentos coletivos da história e o namoro, a diferença fundamental está no fato de que os grandes movimentos envolvem muitas pessoas e estão abertos ao ingresso de outras. Já o namoro constitui-se exclusivamente entre duas pessoas, formando um “nós” único e completo.

Em todos os movimentos coletivos há uma dependência de um líder carismático que rompe com tradições, arrasta seguidores a uma aventura heróica e provoca neles uma experiência de renascimento interior, ou seja, uma transformação. Sob sua orientação, preocupações econômicas cedem lugar à fé, ao ideal e a uma vida de entusiasmo e paixão.

Na história e na vida social, há fenômenos em que as relações humanas mudam substancialmente. São movimentos de transformação, como o nascimento de religiões – islamismo, cristianismo, reforma protestante – e também seitas, heresias e movimentos sindicais ou estudantis. Esses movimentos formam novos sujeitos coletivos. No caso do namoro, esse “nós” coletivo é composto exclusivamente por um casal de amantes, salvo raras exceções.

A diferença entre a sexualidade humana e a animal está no fato de que, nos animais, a sexualidade é cíclica, manifestando-se de forma explosiva em períodos específicos. No ser humano, ao contrário, o desejo sexual seria contínuo. Contudo, pesquisas mostram que, mesmo entre humanos, há períodos extraordinários de intensa sexualidade intercalados por longos períodos ordinários. Esses períodos extraordinários coincidem com o amor apaixonado, em que a sexualidade adquire uma intensidade extraordinária, transcendendo o ordinário.

Nestes momentos de amor, a relação sexual é acompanhada por uma profunda conexão emocional. Cada gesto, olhar ou toque possui intensidade erótica e simbólica. Essa sexualidade vai além do físico, englobando ternura e compreensão mútua. Esses períodos extraordinários estão ligados à inteligência, à fantasia e à paixão, trazendo a sensação de eternização do presente.

O enamoramento desafia valores fundamentais das instituições, pois não é apenas um desejo pessoal, mas um movimento criador de novas relações e estruturas. Historicamente, ele aparece como uma ruptura, especialmente em sociedades arcaicas e feudais, nas quais os casamentos eram regidos por regras de parentesco. Com o enfraquecimento dessas regras, tornou-se possível à busca por outras formas de união.

No estado nascente do amor, o passado é reinterpretado e perde seu peso. Sentimentos como rancor e ressentimento são deixados para trás, dando lugar à alegria do presente e à possibilidade de um novo começo. Isso transforma o enamoramento em um movimento libertador e criativo.

O namoro também está intrinsecamente ligado à fusão entre os amantes. Ambos buscam uma convergência de vontades e desejos, mas sem anular suas diferenças. Essa diversidade é o que dá riqueza ao relacionamento. Além disso, o estado nascente do amor cria uma geografia sagrada, em que lugares, datas e objetos tornam-se símbolos carregados de significado emocional.

Por fim, a vida humana está marcada pela decepção e pela pressão de atender expectativas externas. O enamoramento, porém, oferece um refúgio, um espaço onde os indivíduos podem experimentar uma existência mais autêntica, centrada em si mesmos e no outro que amam. (Do Blog Essencial Além da Aparência)

Flavio Luiz Sartori – Historiador e Pós Graduando em Inteligência Artificial.

Innamoramento e Amore. Francesco Alberoni. Milano, Garzanti Editore, 2002. Tradução e síntese: Ir. Paulo Dullius

Parceiro Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

9 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

15 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago