Categories: CinemaCultura

Itinerância da Mostra de Cinema de São Paulo segue em Campinas este mês com quatro filmes

Cena de “Levados pelas Marés” (foto: divulgação)

Mais quatro longas-metragens da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo serão exibidos este mês em Campinas. A programação itinerante é gratuita e vai até o próximo dia 11 no teatro do Sesc, com sessões sempre às terças e quartas-feiras às 19h.

Um dos mais importantes festivais de cinema, a mostra apresentou 419 filmes durante duas semanas nas salas de São Paulo, encerrando em 30 de outubro com a premiação dos ganhadores desta edição. Entre eles, está “Levados pelas Marés”, vencedor do Prêmio da Crítica e na categoria de Melhor Filme Internacional, que será exibido no próximo dia 11 em Campinas dentro da Itinerância da Mostra.

A programação do mês começa amanhã (3), com a animação canadense “Adam Muda Lentamente”, dirigida por Joël Vaudreuil. Na quarta-feira (4) será exibido “Sol de Inverno”, uma coprodução Japão-França dirigida por Hiroshi Okuyama.

Na próxima semana, na terça-feira (10), será apresentado “Misericórdia”, uma comédia dramática de Alain Guiraudie, envolvendo França, Espanha e Portugal, encerrando com “Levados pelas Marés”, na quarta-feira (11). Com direção de Jia Zhangke, o drama chinês conta uma história de amor, desde o ano 2000 até os dias atuais, colocando na tela também um panorama das transformações do país ao longo dessas mais de duas décadas (veja a programação abaixo).

Já foram exibidos na passagem da Mostra Itinerante por Campinas “Filhos”, produção dinamarquesa e sueca dirigida por Gustav Möller, e “Stella. Vítima e culpada”, drama de guerra com direção de Kilian Riedhof, coproduzido por Alemanha, Áustria, Suíça e Reino Unido. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: às terças e quartas-feiras até 11/12
Horário: 19h
Local: teatro do Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com retirada de ingressos na Loja do Sesc a partir de uma hora antes da exibição

Programação

3/12 (terça-feira) | 19h | “Adam Muda Lentamente”
Direção de Joël Vaudreuil, 2023, Canadá, animação, 1h35, livre.
Adam é um adolescente de 15 anos que tem uma peculiaridade: seu corpo muda como reação a zombarias e comentários negativos que recebe. O acúmulo de mudanças físicas apenas adiciona uma camada extra de complexidade àquelas já presentes na vida do rapaz.

4/12 (quarta-feira) | 19h | “Sol de Inverno”
Direção de Hiroshi Okuyama, 2024, Japão-França, drama, 1h30, 10 anos.
Em uma pequena ilha japonesa, a vida gira em torno das mudanças das estações. O inverno é época de hóquei no gelo na escola, mas Takuya não demonstra muita animação com isso. O verdadeiro interesse do garoto está em Sakura, uma estrela em ascensão da patinação artística de Tóquio, por quem ele desenvolve um fascínio genuíno.

10/12 (terça-feira) | 19h | “Misericórdia”
Direção de Alain Guiraudie, 2024, França-Espanha-Portugal, drama, comédia, 1h42, 18 anos.
Jérémie volta à sua cidade natal para o funeral de seu primeiro patrão, o padeiro do vilarejo. Ao chegar, ele decide permanecer por mais algum tempo ao lado de Martine, a viúva do homem. Essa presença, no entanto, acaba perturbando o ambiente ao criar uma desavença com o filho da mulher, Vincent.

11/12 (quarta-feira) | 19h | “Levados pelas Marés”
Direção de Jia Zhangke, 2024, China, drama, 1h51, 14 anos.
A duradoura e frágil história de amor de Qiaoqiao e Bin é ambientada na China do início dos anos 2000 até os dias atuais. Ligados um ao outro, eles aproveitaram tudo o que a cidade de Datong tinha a oferecer. Até que um dia, Bin decide tentar a sorte em um lugar maior. Sem qualquer aviso, o rapaz vai embora. Depois de um tempo, Qiaoqiao parte em uma jornada para encontrá-lo.

Cultura Carta

Recent Posts

Show de Assucena e Catho abre programação do Mês do Orgulho LGBT+ em Campinas

(foto sillas h - divulgação) Arte, representatividade, diversidade e ocupação cultural celebram o Mês do…

2 hours ago

MIS exibe ‘Aranha’, retrato da atuação da extrema direita no Chile de Allende e seus ecos no presente

(foto divulgação) O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas exibe o filme…

3 hours ago

Feira [SUB] de arte impressa e independente está com inscrições abertas para sua 8ª edição

(foto ricardo lima - divulgação) Artistas, escritores, ilustradores, gravuristas, editoras e coletivos com trabalhos relacionados…

4 hours ago

Alcolumbre recebeu R$ 155 milhões de Vorcaro em propina, segundo delação

(foto jefferson rudy - ag senado) Além das pautas-bomba contra o governo Lula, o presidente…

4 hours ago

Professores da Unicamp encerram greve iniciada em 18 de maio

(foto divulgação adunicamp) O fim da greve de professores da Unicamp foi decidido em Assembleia…

19 hours ago

Investigação já considera filme um grande esquema de lavagem de dinheiro da família Bolsonaro

(imagens reprodução divulgação) A Polícia Federal (PF), que abriu inquérito para investigar se recursos milionários…

1 day ago