Cena de “Levados pelas Marés” (foto: divulgação)

Mais quatro longas-metragens da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo serão exibidos este mês em Campinas. A programação itinerante é gratuita e vai até o próximo dia 11 no teatro do Sesc, com sessões sempre às terças e quartas-feiras às 19h.

Um dos mais importantes festivais de cinema, a mostra apresentou 419 filmes durante duas semanas nas salas de São Paulo, encerrando em 30 de outubro com a premiação dos ganhadores desta edição. Entre eles, está “Levados pelas Marés”, vencedor do Prêmio da Crítica e na categoria de Melhor Filme Internacional, que será exibido no próximo dia 11 em Campinas dentro da Itinerância da Mostra.

A programação do mês começa amanhã (3), com a animação canadense “Adam Muda Lentamente”, dirigida por Joël Vaudreuil. Na quarta-feira (4) será exibido “Sol de Inverno”, uma coprodução Japão-França dirigida por Hiroshi Okuyama.

Na próxima semana, na terça-feira (10), será apresentado “Misericórdia”, uma comédia dramática de Alain Guiraudie, envolvendo França, Espanha e Portugal, encerrando com “Levados pelas Marés”, na quarta-feira (11). Com direção de Jia Zhangke, o drama chinês conta uma história de amor, desde o ano 2000 até os dias atuais, colocando na tela também um panorama das transformações do país ao longo dessas mais de duas décadas (veja a programação abaixo).

Já foram exibidos na passagem da Mostra Itinerante por Campinas “Filhos”, produção dinamarquesa e sueca dirigida por Gustav Möller, e “Stella. Vítima e culpada”, drama de guerra com direção de Kilian Riedhof, coproduzido por Alemanha, Áustria, Suíça e Reino Unido. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: às terças e quartas-feiras até 11/12
Horário: 19h
Local: teatro do Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com retirada de ingressos na Loja do Sesc a partir de uma hora antes da exibição

Programação

3/12 (terça-feira) | 19h | “Adam Muda Lentamente”
Direção de Joël Vaudreuil, 2023, Canadá, animação, 1h35, livre.
Adam é um adolescente de 15 anos que tem uma peculiaridade: seu corpo muda como reação a zombarias e comentários negativos que recebe. O acúmulo de mudanças físicas apenas adiciona uma camada extra de complexidade àquelas já presentes na vida do rapaz.

4/12 (quarta-feira) | 19h | “Sol de Inverno”
Direção de Hiroshi Okuyama, 2024, Japão-França, drama, 1h30, 10 anos.
Em uma pequena ilha japonesa, a vida gira em torno das mudanças das estações. O inverno é época de hóquei no gelo na escola, mas Takuya não demonstra muita animação com isso. O verdadeiro interesse do garoto está em Sakura, uma estrela em ascensão da patinação artística de Tóquio, por quem ele desenvolve um fascínio genuíno.

10/12 (terça-feira) | 19h | “Misericórdia”
Direção de Alain Guiraudie, 2024, França-Espanha-Portugal, drama, comédia, 1h42, 18 anos.
Jérémie volta à sua cidade natal para o funeral de seu primeiro patrão, o padeiro do vilarejo. Ao chegar, ele decide permanecer por mais algum tempo ao lado de Martine, a viúva do homem. Essa presença, no entanto, acaba perturbando o ambiente ao criar uma desavença com o filho da mulher, Vincent.

11/12 (quarta-feira) | 19h | “Levados pelas Marés”
Direção de Jia Zhangke, 2024, China, drama, 1h51, 14 anos.
A duradoura e frágil história de amor de Qiaoqiao e Bin é ambientada na China do início dos anos 2000 até os dias atuais. Ligados um ao outro, eles aproveitaram tudo o que a cidade de Datong tinha a oferecer. Até que um dia, Bin decide tentar a sorte em um lugar maior. Sem qualquer aviso, o rapaz vai embora. Depois de um tempo, Qiaoqiao parte em uma jornada para encontrá-lo.