Apesar da histeria do mercado especulativo financeiro e da alta do Dólar nos últimos dias, o segundo ano do governo Lula, 2024, está sendo concluído com a menor taxa de desemprego da história e uma inflação controlada.
A taxa de desocupação no Brasil caiu para 6,1%, com o recuo de 0,5 ponto percentual (p.p.) no trimestre encerrado em novembro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a menor taxa da série histórica da PNAD Contínua, iniciada no primeiro trimestre de 2012. A queda é em comparação ao trimestre de junho a agosto, quando ficou em 6,6% e caiu 1,4 p.p. em relação ao mesmo trimestre de 2023, que foi de 7,5%.

Mesmo com a menor taxa de desemprego da história, que é ótimo para a economia, a inflação vai fechar controlada e próxima do centro da meta Conselho Monetário Nacional (CMN). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, fechou o ano com uma taxa de 4,71%. Com isso, o índice deve ficar abaixo do registrado em 2023 (4,72%), e apenas 0,2% acima do teto da meta), que é 4,50%.
O IPCA-15 registrou taxa de 0,34% em dezembro deste ano de 2024, ficando abaixo da prévia do mês anterior (0,62%) e de dezembro do ano passado (0,40%). Dos nove grupos de despesas, cinco tiveram alta na prévia de dezembro deste ano. (Com informações da Ag. Brasil)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




