Categories: Geral

Comissão de Direitos Humanos cobra investigação e punição para PMs que agrediram mulher em Campinas

(foto: reprodução/eptv)

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Campinas enviou um ofício à Corregedoria da Polícia Militar para que a agressão a uma mulher com um soco no rosto no dia 21 de outubro seja investigada e os agentes responsabilizados.

“Uma mulher que estava desarmada, que chamou a polícia para resolver um conflito da sua família. Isso é um absurdo. A gente está vendo que a segurança do estado de São Paulo não está cometendo casos isolados, o que a gente vê é o despreparo de muitos daqueles que deveriam estar executando a nossa segurança”, afirmou a presidente da Comissão, Paolla Miguel (PT).

O documento foi assinado, além da presidente, pelos vereadores Paulo Bufalo (PSOL) e Gustavo Petta (PCdoB). Zé Carlos (PSB) e Jair da Farmácia (Solidariedade) não assinaram. “Esse é mais um dos ‘casos isolados’ que Tarcísio e (Guilherme) Derrite justificam. Derrite precisa deixar a Secretaria de Segurança Pública e esse caso precisa ser investigado imediatamente. Vamos cobrar as autoridades”, afirmou Petta.
Paulo Bufalo disse que esse é “mais um caso estarrecedor de violência da PM de Tarcísio” que não pode ficar impune.

Em suas redes sociais, o deputado Pedro Tourinho (PT) destacou que Campinas é a terceira cidade de São Paulo com mais mortes provocadas pela Polícia Militar, com 20 casos este ano, ficando atrás apenas da capital e do Guarujá. “Com o governo omisso de Tarcísio, a brutalidade foi normalizada”, afirmou.

A vereadora Guida Calixto (PT) reuniu em post no Instagram diversos vídeos que mostram a violência policial. “Isso é fruto de uma política de estado que visa criminalizar o povo pobre paulista, com ações violentas, autoritárias, opressivas e racistas Um verdadeiro genocídio que vem sendo estimulado por um programa de insegurança pública, promovidas por Derrite e Tarcísio de Freitas”, escreveu. “Que sejam tomadas as devidas providências imediatamente e Derrite seja afastado. É preciso dar um basta na violência da PM de Tarcísio e Derrite”, cobrou Mariana Conti (PSOL).

A agressão aconteceu no Jardim Santa Amália, em Campinas, e veio à tona nesta segunda-feira (9) após a divulgação de um vídeo pela EPTV Campinas, afiliada da TV Globo. Nas imagens, três policiais cercam a mulher. Após um bate-boca, um deles dá um soco no rosto da vítima, que cai desacordada. De acordo com a Polícia Militar de São Paulo, os policiais foram identificados e afastados das ruas.

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

7 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

13 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

24 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago