(foto: reprodução/internet)
O documentário “Escombros” resgata um capítulo da história de Campinas a partir das memórias deixadas pela Igreja do Rosário, erguida nas primeiras décadas do século XIX e demolida nos anos 1950. A estreia será nesta terça-feira (10), às 20h, no Museu da Imagem do Som em Campinas (MIS), seguida por exibições na quarta-feira (11) no Museu da Cidade e na quinta-feira (12) no Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA). O lançamento contará com a presença da equipe de produção e de pessoas entrevistadas durante as filmagens. As sessões são gratuitas.
Dirigido por Claudia Bortolato e Fabrício Borges, o curta foi realizado a partir de pesquisas, documentos e também de depoimentos de quem acompanhou esse patrimônio da cidade ser demolido, de pesquisadores e pessoas ligadas a movimentos sociais, traçando um panorama a partir de relatos, reportagens em jornais e fotos de época e atuais, mostrando tanto as transformações da paisagem urbana como seus aspectos sociais e políticos.
A Igreja do Rosário foi construída por negros escravizados em 1817. Com a expansão urbana, foi derrubada para dar espaço às novas pistas da Avenida Francisco Glicério, em 1956. O objetivo do curta é recuperar essa memória que acabou apagada do cenário da cidade.
O processo de produção do documentário pode ser visto em uma exposição que permanece em cartaz até 18 deste mês no MIS. O projeto chegará ainda a escolas públicas de Campinas, também com participação dos realizadores, e todas as sessões contarão com acessibilidade, com tradução em Libras, legendas e audiodescrição. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 10 a 12/12
Ingressos: entrada gratuita
Programação
10/12 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: MIS Campinas
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas-SP
11/12 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Museu da Cidade
Endereço: Av. Heitor Penteado, 2.145, Parque Taquaral, Campinas-SP
11/12 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: CCLA
Endereço: Rua Bernardino de Campos, 989, Centro, Campinas-SP