(foto: divulgação)

O espetáculo “Cirilo y la Guacamaya”, do Grupo Corporación Cultural Nuestra Gente, de Medellín, na Colômbia, será apresentado nesta quinta-feira (7) às 19h na Sala dos Toninhos, em Campinas. A entrada é gratuita.

A peça investiga os traços da identidade cultural negra e ameríndia e aborda de forma poética as ameaças ao planeta e à sua fauna e flora. Num cenário imaginado da selva Chocó, o menino Cirilo tem como melhor amiga uma arara. A ave é sequestrada e ele sai em sua busca para salvá-la e salvar também a natureza.

O Nuestra Gente surgiu nas comunidades da região nordeste de Medellín, onde mais de 46 mil jovens foram assassinados entre 1984 e 1994, como uma forma de resistência à destruição e ao ceticismo, e de construir o futuro por meio da expressão da vida, pela arte e pela cultura.

Pontos de Cultura

Às 16h, Jorge Blandón, diretor do grupo e um dos fundadores do Movimento Latino Americano de Cultura Viva Comunitária, participa da Roda de Conversa Cultura Viva e seus Pontos de Cultura na América Latina. O encontro também contará com a presença do historiador Célio Turino, criador do programa Cultura Viva e seus Pontos de Cultura. Medellín foi a primeira cidade a ter uma lei de Cultura Viva Municipal, em 2010, e Campinas é a pioneira no Brasil, com a aprovação da lei em 2014.

O objetivo do debate é ampliar o repertório do público sobre essas iniciativas culturais em toda a América Latina. O Ponto de Cultura Nina, coordenador da Sala dos Toninhos, e a Rede Usina Geradora de Cultura vêm desde 2012 colaborando para a articulação e expansão do movimento.

As atividades fazem parte do projeto Entre Ritmos, em intercâmbio com o Instituto Pombas Urbanas do Brasil e cooperação internacional apoiada pela Fundação Sura.

(com informações de divulgação)

Serviço

Data: 7/11 (quinta-feira)
Horário: 16h (roda de conversa) e 19h (espetáculo)
Local: Sala dos Toninhos
Endereço: R. Francisco Teodoro, Vila Industrial, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita por ordem de chegada