(foto: divulgação)
Qual foi a última mentira que você contou? Como se faz uma mentira? Quantas vezes uma mentira deve ser contada para se tornar verdade? A partir desses e outros questionamentos, a Muvuca de Teatro criou o espetáculo “Mentira.Br: Um Estudo de Caso”, em cartaz gratuitamente no Sesi Campinas Amoreiras nesta quarta-feira (6) às 20h.
Partindo das pequenas mentirinhas que inventamos diariamente, passando pelas ditas num palco até aquelas faladas a uma nação, o espetáculo brinca com a verdade, o humor e diferentes pontos de vista. “Nós vamos chorar nesta peça. E vocês vão acreditar que é verdade”, provoca o grupo no prólogo.
De dicas para cair no choro, passando por confissões e discursos oficiais, os cinco atores em cena orquestram uma sinfonia de narrativas em 23 cenas, interagindo com o público. O espetáculo, diz a diretora Giovanna Zottis, entrelaça “dados reais, ironias, ambiguidades, ilusão, empatia, verdades e mentiras” para expor “fatos do nosso país em uma produção cênica crítica e contemporânea”.
Num processo colaborativo, a Muvuca, composta por Ana Fariña, Larissa Blanco, Mau, Pedro Ribeiro e Vinícius Zaggo, explorou a escrita em cena como forma de criação, pesquisando as possibilidades de mentir dentro e fora do palco. Com dramaturgia original e premiada, a peça nasceu como projeto de conclusão do curso de artes cênicas da Unicamp em 2022 e contou com a interlocução artística de Lígia Souza e com o trabalho de dramaturgia de Alanis Mahara.
(com informações de divulgação)
Serviço
Data: 6/11 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Sesi Amoreiras
Endereço: Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com retirada na bilheteria do Sesi ou reserva no link