(foto: divulgação)
O livro “Giras e Identidade Negra: Narrativas de Emancipação”, de Vanessa Dias, será lançado nesta terça-feira (19) dentro da programação do 15º Sou África em Todos os Sentidos – Escrevivência: a Escrita de Nós, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, em Campinas. O lançamento será a partir das 19h, com entrada gratuita.
A obra é resultado da pesquisa de mestrado em educação da autora, intitulada “A Decolonialidade Epistêmica dos Movimentos Culturais de Matriz Africana em Campinas: Narrativas Autobiográficas de Identidade Negra e Diaspórica”. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2019 e 2023 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Ainda que resultado de uma dissertação acadêmica, o livro, segundo a autora, “ao mesmo tempo, realiza uma transgressão, considerando a existência de algumas fotografias e narrativas autobiográficas”. Essas experiências, diz Vanessa, “estão entrelaçadas com percurso formativo vividos nos Movimentos Culturais de Matriz Africana em Campinas e na universidade junto a outras e outros autores negros e antirracistas, populares e acadêmicos, e que provocam a sociedade, com a mesma intensidade, a refletir sobre a importância desses movimentos culturais para sociedade brasileira, principalmente quando se refere ao processo de descolonização do ser, do saber e do poder”.
(com informações de divulgação)
Serviço
Data: 19/11 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira
Endereço: Rua Domingos Haddad, nº 1, Residencial Parque da Fazenda, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita