(foto: odair marques/divulgação)
A Mostra Cultural Afrifuturista apresenta a pluralidade das expressões artísticas e estéticas da África entre esta quarta-feira (6) e o dia 30 deste mês no Museu da Cidade, na Casa de Vidro, em Campinas. Os 54 países do continente estarão representados pelas artes manuais, pinturas, moda, esculturas, fotografias, vídeos de apresentações musicais e de danças.
Com curadoria do professor Odair Marques da Silva, autor do Atlas GeoCultural da África, e realizada pela Editora Eiros do Brasil, a mostra busca um olhar em perspectiva e sobre a África contemporânea.
O conceito afrofuturista surgiu em meados dos anos 1990 no meio acadêmico dos Estados Unidos, designando um gênero que transcende a linguagem estética ao mesclar as culturas tradicionais e ancestrais combinadas com elementos contemporâneos e de abordagem futurista. Os princípios do afrofuturismo interagem com o afrifuturismo, versão promovida entre intelectuais africanos, com a sofisticação da vida moderna, urbana e tecnológica, principalmente nas capitais africanas.
(com informações de divulgação)
Serviço
Data: de 6/11 a 30/11
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h
Local: Museu da Cidade – Casa de Vidro, Lago do Café
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 2.145, Parque Taquaral, Campinas-SP.
Ingressos: entrada gratuita