Categories: Geral

ADunicamp protesta contra violência policial do governo Tarcísio contra docentes e estudantes

(foto: Lucas Martins/divulgação)

A Diretoria da ADunicamp publicou uma nota de protesto em repúdio às agressões da Polícia Militar contra docentes e estudantes que protestavam contra o leilão de escolas públicas promovido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na quarta-feira, 04. Veja nota:

A Diretoria da ADunicamp protesta com veemência e manifesta total repúdio às violentas agressões desfechadas pela Polícia Militar contra docentes e estudantes que protestavam contra o leilão de escolas públicas promovido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nesta segunda-feira, 4 de novembro, em frente ao prédio da Bolsa de Valores (B3) na capital paulista.

A manifestação, convocada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), foi duramente reprimida com gás de pimenta, balas de borracha e agressões com cassetetes.

Este foi o segundo leilão que prevê a entrega para a iniciativa privada da construção e administração de 16 escolas públicas estaduais. O primeiro leilão ocorreu em 29 de outubro e privatizou a construção e gestão de outras 17 escolas.Em 30 de outubro, a Justiça de São Paulo atendeu a um pedido da Apeoesp e emitiu liminar suspendendo o primeiro leilão e a realização do segundo. Mas, já no dia seguinte, a liminar foi derrubada e o processo segue o seu curso, com a proposta de privatização de outras dezenas de escolas.

A Diretoria da ADunicamp é contra a privatização da gestão de escolas públicas. É impossível, na análise de educadores(as), separar a gestão gerencial de escolas da gestão pedagógica. A iniciativa privada tem o lucro como princípio de atuação e gestão. E este não pode ser o objetivo das escolas públicas.

As Parcerias Público-Privadas (APPs) significam o total desmonte da educação pública estadual. A Diretoria da ADunicamp é contra a redução de aulas na matriz curricular, contra o confisco de verbas da Educação, pela não implementação das escolas cívico-militares, pela manutenção de classes no período noturno, pela devolução dos valores confiscados de aposentados e pensionistas e contra a PEC 66/2023! (Link)

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

12 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

18 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago