(imagem: divulgação)

A 19ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil é uma oportunidade para os amantes do cinema mergulharem na rica tradição cinematográfica da Itália. Seja através dos olhos dos diretores contemporâneos ou da lente nostálgica, sempre atual e inspiradora, principalmente por proporcionar o acesso tradicional comédia Italiana.

Na programação, além de vários títulos inéditos, uma retrospectiva sobre o cômico no cinema italiano. Assim, a sessão retrospectiva, intitulada “O Humor do Cinema Italiano: de Totò à Roberto Benigni”, celebra justamente este viés. Há algo de interesse para todos(as) nesta 19ª edição do festival e sua programação, seja na ADunicamp ou no streaming, com acesso gratuito.

Acesse aqui para conhecer a programação completa do festival.

Na ADunicamp, a programação segue a premissa do Festival, com uma verdadeira celebração da diversidade do cinema italiano. A sessão de estreia será no dia 9 de novembro de 202 (sábado), com sessão dupla. A partir das 16 horas será exibido “TOTÓ A COLORI” (1h44’, Comédia, 16 anos), filme de 1952, dirigido por Steno. Às 18 horas, a tela do auditório da ADunicamp será tomada pelo inédito “UN MONDO A PARTE” (1h52’, Comédia, 16 anos), produzido em 2024 e que tem direção assinada por Riccardo Milani.

As sessões do 19ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil na ADunicamp serão realizadas entre os dias 9 de novembro (sábado) e 06 de dezembro de 2024, sempre com entradas gratuitas e abertas à comunidade como um todo. As exibições serão no auditório da entidade, localizado na Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária, Barão Geraldo em Campinas/SP. (Da ADunicamp)

Confira a programação completa abaixo:

| 09 DE NOVEMBRO (SÁBADO) |
Local: Auditório da ADunicamp

Sessão das 16h
TOTÓ A COLORI (1h44’, Comédia, 16 anos)
Direção: Steno | Ano: 1952
No primeiro filme italiano a ser rodado em cores, Totò interpreta um músico chamado Antonio Scannagatti, que tem grandes esperanças de vender sua composição,”Epopea italiana,” para Tiscordi, um dos mais importantes empresários italianos. Será que ele vai conseguir?

Sessão das 18h
UN MONDO A PARTE (1h52’, Comédia, 16 anos)
Direção: Riccardo Milani | Ano: 2024
Michele Cortese (Antonio Albanese), um professor do ensino fundamental que, após 40 anos ensinando na caótica Roma, encontra a oportunidade de uma nova vida. Ele consegue uma transferência para o Instituto Cesidio Gentile, conhecido como Jurico: uma escola com uma única turma mista de crianças entre 7 e 10 anos, localizada no coração do Parque Nacional de Abruzzo. Com a ajuda da vice-diretora Agnese (Virginia Raffaele) e das crianças, Michele supera suas dificuldades com o ambiente rural e se integra à comunidade.Quando tudo parece estar indo bem, surge a notícia de que a escola será fechada em junho devido à falta de matrículas. Inicia-se então uma corrida contra o tempo para evitar o fechamento da escola a qualquer custo.

| 13 DE NOVEMBRO (QUARTA) |
Local: Auditório da ADunicamp

Sessão das 16h
47 MORTO CHE PARLA (“O Homem da Caixinha”, 1h24’, Comédia, 16 anos)
Direção: Carlo Ludovico Bragaglia | Ano: 1950
A história se passa em uma pequena cidade próxima a Nápoles no início do século XX. O Barão Antonio Peletti é um homem avarento e cruel que vive em uma casa luxuosa, mas gasta o mínimo necessário com as necessidades de seu filho e da futura nora.

Sessão das 18h
ROMEO È GIULIETTA (“Romeu é Julieta”, 1h42’, Comédia, 16 anos)
Direção: Giovanni Veronesi | Ano: 2024
O renomado diretor teatral Federico Landi Porrini (Sergio Castellitto) busca os atores perfeitos para sua produção de “Romeo e Giulietta”. Vittoria (Pilar Fogliati), uma jovem atriz, é rejeitada devido a seu passado, mas com a ajuda de sua amiga maquiadora (Geppy Cucciari), ela assume uma identidade masculina como Otto Novembre e consegue o papel de Romeo. Interpretar um homem revela-se um desafio tanto no palco quanto fora dele, especialmente quando seu namorado (Domenico Diele) é escolhido como Mercúcio. A experiência leva Vittoria a descobrir muito sobre si mesma e sobre os outros.

| 19 DE NOVEMBRO (TERÇA) |
Local: Auditório da ADunicamp

Sessão das 18h30
UN ALTRO FERRAGOSTO (“Mais um Verão em Família”, 1h55’, Comédia, 16 anos)
Direção: Paolo Virzì | Ano: 2024
Quase trinta anos após o primeiro encontro, as famílias Molino e Mazzalupi retornam a Ventotene para novas férias de agosto, trazendo à tona antigas rivalidades e novos desafios. Sandro Molino, agora em seus últimos dias de vida, está perdido em memórias e já não reconhece a ilha ou as pessoas ao seu redor. Sua esposa, Cecilia, continua a buscar atenção, enquanto as irmãs Mazzalupi, agora viúvas, enfrentam novos dilemas: Marisa se envolve com um suposto empresário que promete levá-la a Dubai, e Luciana está focada no casamento de sua filha, a influenciadora Sabbry, com Cesare, um jovem ambicioso. O reencontro dessas duas famílias, com seus diferentes estilos de vida e valores, transforma o Ferragosto em uma nova disputa, repleta de humor, nostalgia e confrontos, onde o passado e o presente se chocam de forma divertida e inesperada.

| 27 DE NOVEMBRO (QUARTA) |
Local: Auditório da ADunicamp

Sessão das 16h
CARACAS (1h49’, Drama, 16 anos)
Direção: Marco D’Amore | Ano: 2024
Giordano Fonte (Toni Servillo) é um escritor napolitano que vagueia por uma Nápoles que envolve e aterroriza, mas ao mesmo tempo fascina, uma cidade que ele não reconhece mais após muitos anos. Acompanhado por Caracas (Marco D’Amore), um homem da extrema direita prestes a se converter ao Islamismo, ambos buscam uma verdade existencial que parece inalcançável. Giordano narra o amor impossível entre Caracas e Yasmina (Lina Camelia Lumbroso), enquanto atravessam uma cidade onde todos lutam para não se perder e encontrar salvação. No meio do caos, tanto Caracas quanto Giordano sonham em despertar de um pesadelo para um dia cheio de luz. Baseado no romance “Napoli Ferrovia” de Ermanno Rea, este é o segundo filme do ator Marco D’Amore como diretor.

Sessão das 18h
NATA PER TE (“Nascida para você”, 1h53’, Drama, 16 anos)
Direção: Fabio Mollo | Ano: 2023
“Nascida Para Você” é a história de Luca (Pierluigi Gigante) e Alba: um homem e uma menina que precisam desesperadamente um do outro, mesmo que o mundo ao seu redor ainda não esteja pronto para aceitá-los juntos. O tribunal de Nápoles está à procura de uma família para Alba, uma recém-nascida com síndrome de Down, abandonada no hospital. Luca, solteiro, homossexual e católico, sempre teve um forte desejo de paternidade e luta para obter a guarda de Alba. Quantas famílias “tradicionais” devem recusar antes que Luca possa ser considerado? Pode uma menina rejeitada pelo mundo se tornar a recompensa de uma vida?

| 29 DE NOVEMBRO (SEXTA) |
Local: Auditório da ADunicamp

Sessão das 16h
PARE PARECCHIO PARIGI (“Parece Bastante Paris”, 1h30’, Comédia, 16 anos)
Direção: Leonardo Pieraccioni | Ano: 2024
Para realizar o desejo nunca concretizado de um pai muito doente (Nino Frassica), que sempre quis fazer uma viagem a Paris com os filhos (Leonardo Pieraccioni, Chiara Francini, Giulia Bevilacqua), três irmãos, que não se falam há cinco anos, embarcam em uma aventura inusitada. Sem poder afastar o pai da estrutura hospitalar, eles simulam uma viagem de Florença a Paris a bordo de um camper, que na verdade nunca sai de um haras. O que começa como uma farsa para agradar o pai se transforma em uma jornada de reconciliação, cheia de momentos hilários e emocionantes, à medida que os irmãos tentam se reaproximar e resolver antigas mágoas. Afinal, com o motor da imaginação, milhares de quilômetros podem ser percorridos. E se não podemos ir a Paris, Paris pode vir até nós!

Sessão das 18h
E SE MIO PADRE (“E Se o Meu Pai”, 1h40’, Comédia, 16 anos)
Direção: Sole Tonnini | Ano: 2024
Em meados dos anos 80, Aida, uma menina de 12 anos, desconfia das misteriosas ausências do pai, Adriano, e de seu trabalho em uma empresa de importação e exportação. Quando conhece Daniel, um colega de classe interessado em fotografia, ela decide investigar o enigma envolvendo seu pai. Juntos, eles se tornam detetives amadores e descobrem uma teia complexa que conecta Adriano a eventos criminosos e políticos da Itália das décadas de 70 e 80. À medida que exploram possíveis identidades de Adriano – desde um terrorista até um espião – a verdade sobre seu passado finalmente vem à tona, revelando segredos familiares e um passado turbulento.

| 04 DE DEZEMBRO (QUARTA) |
Local: Auditório da ADunicamp

Sessão das 16h
L’ANIMA IN PACE (“A Alma em Paz”, 1h28’, Drama, 16 anos)
Direção: Ciro Formisano | Ano: 2023
Dora, uma jovem de 25 anos com um caráter duro, trabalha como entregadora de compras e também como traficante de drogas para sustentar sua família desestruturada. Sua mãe, Lia, recém-saída da prisão, e seus irmãos gêmeos foram separados dela. Dora sonha em reconstruir sua vida e recuperar os irmãos. A chegada de Andrea, um jovem médico em formação, oferece a ela uma chance de redenção, mas o relacionamento sincero entre os dois é ameaçado quando Yuri, seu fornecedor de drogas, descobre o romance.

Sessão das 18h
PALAZZINA LAF (“Laf”, 1h39’, Drama, 16 anos)
Direção: Michele Riondino | Ano: 2023
Caterino (Michele Riondino), um operário simples e rude da ilha de Taranto, na Puglia, é recrutado pelos executivos da empresa para espionar seus colegas e denunciar trabalhadores problemáticos. Na busca por motivos para suas denúncias, ele acaba sendo transferido para o prédio LAF, onde descobre que o aparente paraíso é uma estratégia perversa para quebrar psicologicamente os trabalhadores, empurrando-os para a demissão ou rebaixamento. Sem saída, Caterino percebe que também está preso nesse inferno.

| 06 DE DEZEMBRO (SEXTA) |
Local: Auditório da ADunicamp

Sessão das 16h
IL PICCOLO DIAVOLO (“O Pequeno Diabo”, 1h41’, Comédia/Fantasia/Romance, 16 anos)
Direção: Roberto Benigni | Ano: 1988
Roberto Benigni é o diabo em pessoa. Com 400 anos de idade, ele está cansado de sua monótona vida no inferno. Na busca de novos “ares”, o pequeno e ingênuo diabo resolve encarnar-se em uma mulher gorda chamada Giuditta. Para ajudá-la, o padre provinciano Maurice (Walter Matthau) é chamado e realiza o exorcismo. Mas o maligno ser está relutante em retornar para “casa” e por isso, resolve esconder-se na igreja, decidido a atormentar a vida do pobre padre. Passando-se por seu sobrinho, este ser atrapalhado e falador passa a armar as maiores confusões, já que não conhece as malícias e os costumes do mundo dos homens.

Sessão das 18h
TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO (1h30’, Documentário, Livre)
Direção: Erica Bernardini | Ano: 2024
Resistindo ao tempo e passando de geração em geração, as canções ocupam um lugar importante no coração das crianças e adultos no Brasil e no mundo. Depoimentos de amigos e parceiros para celebrar os 56 anos de carreira de Antonio Pecci, conhecido artisticamente como “Toquinho”. Com raras imagens de arquivos de shows, entrevistas, vídeos na Itália e depoimentos de amigos, o documentário revive momentos marcantes da carreira de Toquinho.